Google Chrome: Como desabilitar um processo do navegador que deixa o PC lento

Ao utilizar o navegador Google Chrome em um computador com menos memória, ou que não tenha um SSD, abra o gerenciador de tarefas e você notará que ele roda alguns processos que não são relacionados a sua navegação e que deixam a máquina lenta. Alguns destes processos, inclusive, podem ser excluídos sem necessariamente afetar o funcionamento do programa.

Este é justamente o caso do “Software Reporter Tool”, uma ferramenta que vem junto com o Chrome para verificar e analisar alguns processos do navegador, mas que pode tornar um PC mais lento. A boa notícia é que ele pode ser desabilitado. A seguir, veja como fazer o Chrome parar de rodar este processo desnecessário para melhorar a performance do seu computador:

Importante

Apesar deste processo não ser necessário para o funcionamento do Google Chrome, é importante seguir o passo-a-passo com cautela, uma vez que outros arquivos do navegador tem o nome parecido com a ferramenta que será alterada.

Fazendo a configuração

Diferente das configurações que são feitas diretamente nos menus do Chrome, para desabilitar este processo é necessário mexer em um arquivo que é instalado junto com ele. Confira como proceder:

  1. Caso esteja com o Google Chrome aberto, feche o navegador;
  2. Aperte as teclas “Win + R” para abrir a janela do “Executar” e entre neste caminho: %LocalAppData%;

    Reprodução
  3. Entre nas pastas “Google > Chrome > User Data > SwReporter > 36.182.200”;

    Reprodução
  4. Agora, recorte ou apague o “software_reporter_tool”;

    Reprodução
  5. Reinicie o computador.

Depois de ter feito as etapas acima, este processo não será mais carregado junto ao navegador. Por uma questão de segurança, ao invés de apagar este executável, é recomendável que você apenas deixe o seu arquivo em outra pasta, já que o resultado será o mesmo. Caso queira colocá-lo de volta, será preciso recriar a pasta “36.182.200” e copiar o “software_reporter_tool” para ela.

É preciso dizer, também, que este arquivo voltará a ser criado de forma automática toda vez que o Google Chrome receber uma atualização. Quando isto ocorrer, caso tenha problemas com ele consumindo mais memória, será necessário repetir todo este processo novamente.

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar




RECOMENDADO PARA VOCÊ