Empresa cria palmilha inteligente que ajuda usuário a corrigir sua postura

A empresa Zhor Tech, que já havia criado um tênis inteligente que pode ser amarrado pelo celular, mostrou durante a CES 2018 mais um projeto de tecnologia que vai nos pés. Trata-se da palmilha Safety, uma palmilha inteligente, cheia de sensores, que consegue adquirir informações sobre a saúde e a postura do usuário, e transmitir essas informações a ele por meio de um aplicativo de celular.

Segundo a empresa, a palmilha é voltada especificamente para trabalhadores do ramo de construção civil, ou para outros trabalhadores que exerçam tarefas fisicamente desgastantes em ambientes abertos. Os sensores da Safety conseguem rastrear dados como os passos dados pelo usuário, o nível de cansaço dele, sua postura e até mesmo vibrações fortes que ocorram em seu entorno.

Trabalhando com segurança

Graças aos sensores, a palmilha inteligente também é capaz de perceber caso seu usuário escorregue. Nesse caso, ela pode emitir um aviso para o supervisor do trabalhador por meio do aplicativo. De acordo com o Engadget, isso é particularmente interessante para projetos de construção em ambientes congelados e potencialmente perigisos, nos quais um escorregão pode representar um risco de morte.

No aplicativo associado à Safety, é possível observar dados como o nível de fadiga e a correção da postura do usuário. Isso porque essas informações se refletem na maneira como a pessoa distribui seu peso sobre a sola do pé, algo que os sensores da palmilha conseguem captar. Nesse caso, o sistema pode alertar o usuário para que ele corrija sua postura e evite dores musculares. Um supervisor, por sua vez, pode monitorar esses dados de todos os trabalhadores de sua área.

Essa tecnologia no futuro poderá ser incorporada diretamente à entressola dos calçados de serviço, segundo a empresa. No entanto, inicialmente os planos dela são de vender a palmilha separadamente para empresas que fabricam calçados usados em trabalhos físicos que apresentem riscos. A ideia é lançar a Safety até setembro de 2018, custando US$ 150 (R$ 486)

 

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ