Hacker revela brecha que permite desbloquear o PS4

Um desenvolvedor conhecido como Specter divulgou uma vulnerabilidade no kernel do PlayStation 4, mais especificamente para a versão 4.05 do firmware do console. A divulgação da brecha pode abrir as portas para a criação de uma cena hacker no PS4, permitindo driblar as restrições contra softwares não autorizados criadas pela Sony.

O desenvolvedor afirma que o código divulgado por ele no GitHub não contém nenhuma função específica que permita driblar os controles antipirataria do PS4. Isso dito, a “brecha permite a execução de código arbitrário como kernel, permitindo jailbreak e modificações no sistema no nível do kernel”, ele diz.

Isso significa que, na prática, a brecha divulgada não faz nada, mas abre as portas para muitas coisas. O jailbreak no console é uma forma de executar softwares que não receberam a chancela oficial da Sony. Como nota o site TorrentFreak, é algo similar a um iPhone, que quando passa pelo jailbreak pode utilizar o Cydia, que abre as portas para aplicativos que não podem ser distribuídos na App Store por burlar restrições da Apple.

Em teoria, a mesma brecha poderia permitir a execução de jogos pirateados, já que possibilita burlar as proteções da Sony, mas Specter é compreensivelmente receoso em falar sobre o tema. Fabricantes de console convencionalmente não veem com bons olhos a exploração de vulnerabilidades em seus sistemas, considerando em muitos casos um ato ilegal e que pode violar direitos autorais.

Isso dito, não vai ser fácil desbloquear um PS4 usando essa técnica. Isso porque a técnica utiliza uma vulnerabilidade na versão 4.05 do firmware do console, que já está bastante ultrapassada. A Sony já lançou a versão 4.06 em novembro de 2016 e uma série de atualizações já aconteceu de lá para cá, de modo que a maior parte dos consoles em uso já deixou para trás a versão 4.05 há bastante tempo.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ