Android pode se tornar um sistema menos aberto e com atualizações mais rápidas

Um dos motivos de usuários, desenvolvedores e fabricantes darem preferência para o sistema operacional Android é porque ele é aberto e personalizável. Porém, conforme relata o Phone Arena, essa característica do sistema pode estar com os dias contados.

A próxima versão da Android dará o pontapé inicial a um novo esforço chamado "Google Unified Push", um projeto que visa acelerar as atualizações que o sistema recebe.

Até agora, as fabricantes liberavam as atualizações quando achavam que eram necessárias, e precisavam recriar toda a interface de usuário para se adaptar a uma nova versão do sistema operacional, tornando o processo lento e custoso. Com a chegada do Android 8 Oreo, o Google apresentou o Project Treble, que é uma nova fundação para o Android, que separa o núcleo do sistema das modificações da fabricante; com isso, é muito mais fácil, rápido e barato atualizar celulares.

No entanto, o Google não fez o Treble uma obrigatoriedade para as fabricantes com o Android Oreo. Ao que tudo indica, porém, o Android P vai impor essa transição para as empresas. A ideia é que assim que for liberada uma nova atualização do sistema, todos os aparelhos compatíveis com o Android 9 comecem a receber o update em pouco tempo, ao contrário do que acontece hoje.

Tudo parece ótimo, mas isso pode ferir os princípios de abertura do Android. Desenvolvedores no fórum XDA Developers indicam que linhas do código no sistema apontam para o desejo do Google em restringir algumas funcionalidades, como impedir aecsso a APIs ocultas ou não-certificadas.

Esse tipo de aplicação é bastante comum no Android, e desenvolvedores utilizam essas funções para darem um charme a mais para seus aplicativos. Confirmando-se essa previsão, apps poderão começar a travar e parar de funcionar adequadamente enquanto desenvolvedores não se adequarem a uma nova realidade mais fechada.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ