Brasileiros são os que mais usam fotos e GIFs para expressar amor no Messenger

O Facebook divulgou recentemente uma pesquisa (pdf) sobre como as pessoas se comunicam em suas plataformas. E de acordo com os dados da empresa, os usuários brasileiros do Messenger são os que mais expressam amor por meio de fotos e GIFs na plataforma.

Embora a maioria dos usuários do aplicativo se comuniquem visualmente (usando GIFs, imagens e emojis, por exemplo), a maneira como esses meios são usados varia entre cada país. A Alemanha, por exemplo, é o país no qual mais usuários enviam os emojis de "bravo" ou de "entediado"; os usuários dos Estados Unidos, por outro lado, enviam mais GIFs engraçados do que os usuários de todos os outros países somados.

Para todas as idades

Na mesma pesquisa, a rede social revelou que essas formas visuais de comunicação são usadas por pessoas de todas as idades - embora, de fato, jovens usem-nas com mais frequência. Emojis são usados por 92% dos usuários do Messenger com idade entre 13 e 18 anos, e por 77% dos usuários com entre 56 e 64 anos.

A diferença é maior quando se trata de GIFs. 83% das pessoas com de 13 a 18 anos usam GIFs no aplicativo. Quanto às pessoas com idade entre 56 e 64, apenas 53% delas usam esse recurso. Segundo os usuários, esses recursos visuais geram conversas mais satisfatórias, incentivam comunicações mais frequentes e permitem uma comunicação mais criativa do que mensagens que contêm apenas palavras.

Conversas melhores

De acordo com a rede social, as conversas realizadas por aplicativos de mensagem ajudam pessoas a serem mais autênticas e sinceras. Isso porque as mensagens "removem os filtros e fazem com que elas se sintam menos auto-conscientes quanto ao que estão dizendo", segundo o Facebook. A empresa diz que pessoas introvertidas que enviam mensagens todos os dias têm duas vezes mais chances de ter conversas face-a-face do que as que não fazem isso.

E com relação ao que faz com que uma conversa seja boa, a resposta mais citada pelos usuários do app foi "ser genuíno" - esse elemento foi citado por 64% dos respondentes. "Provocar pensamentos", "divertir" e "fluir livremente" foram os outros trÊs elementos mais citados, por 49%, 48% e 41% dos respondentes respectivamente.

 

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ