Golpe no WhatsApp usa busca por postos de gasolina para espalhar link falso

Uma mensagem com link encurtado, que supostamente leva para uma lista de postos que ainda têm combustível, é o mais novo golpe em circulação no WhatsApp no Brasil, segundo a Kaspersky. De acordo com a empresa de segurança, pessoas que clicam no endereço são levadas a uma página fraudulenta e depois redirecionadas a outros sites cheios de propaganda, que podem oferecer desde serviços não relacionados a postos de gasolina até aplicativos maliciosos.

O golpe, como muitos outros similares já detectados, se aproveita de um tema em alta para se propagar entre os usuários. Pelas contas da Kasperky, mais de 60 mil pessoas já acessaram o site falso e foram expostas a ciberataques em menos de 24 horas.

Ainda que não sirva para coletar dados diretamente, a página fraudulenta é usada como fonte de ganhos para o golpista. De acordo com Fabio Assonlini, analista de segurança da companhia, “o criminoso ganha de muitas formas: pelos milhares de pageviews no site cheio de propaganda, pela instalação de aplicativos sugeridos pela página, em um esquema de pay-per-install ou até mesmo com a oferta de instalação de apps maliciosos”.

Reprodução

O site falso, no entanto, é relativamente fácil de ser identificado. O domínio utilizado é o oportunie.com, que já foi adotado em outras campanhas maliciosas detectadas pela mesma Kaspersky. Por isso, se notar o nome na sua barra de endereços, fique ligado.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ