Como a internet das coisas pode deixar a sua casa mais segura

Uma das grandes apostas da indústria de tecnologia para um futuro próximo e que já tem crescido rapidamente no presente é a Internet das Coisas. O conceito gira em torno de conectar objetos comuns do cotidiano e expandir suas capacidades e ampliar suas possibilidades.

Uma geladeira conectada pode avisar quando está faltando algum alimento. Uma caixa de som com Wi-Fi equipada com um assistente digital pode ouvir e responder às suas perguntas. No entanto, poucos equipamentos são tão beneficiados com o acesso à internet do que aqueles que fornecem segurança doméstica.

O avanço da tecnologia de objetos conectados permitiu uma revolução da proteção da sua casa. A internet das coisas promoveu o nascimento de uma nova leva de equipamentos, como fechaduras conectadas e sistemas de controle de acesso com Wi-Fi, permitindo que aparelhos se comuniquem entre si para garantir ainda mais segurança e comodidade. Um dos produtos que mais avançou ao abraçar a conectividade é a câmera de segurança.

A integração de uma câmera de segurança à rede Wi-Fi amplia sua usabilidade e, consequentemente, deixa o dispositivo mais capaz. Mais do que apenas gravar o que está acontecendo dentro ou fora da sua casa, ela permite acompanhar, em tempo real, o que se passa, por meio de aplicativos mobile, além de enviar notificação caso algum movimento no ambiente aconteça.

Um bom exemplo são as câmeras iC3 e iC5, que fazem parte da Linha Mibo, da Intelbras. Fáceis de instalar e simples de usar, elas transmitem imagens em tempo real com qualidade HD pela internet, aproveitando o aplicativo Mibo, instalado em qualquer smartphone.

Estas câmeras têm funções específicas: a primeira, a iC3, é feita para uso interno e equipada com áudio bidirecional, o que significa que ela não tem apenas um microfone para captar os sons do ambiente, mas também conta com um alto-falante para se comunicar com alguém que esteja no recinto. Esta capacidade torna o equipamento ideal não só para segurança, mas também para monitorar quem você ama, como um bebê, um animal de estimação ou um idoso – tendo, ainda, seu uso indicado também para estabelecimentos comerciais. Já a iC5, por ter foco no uso externo, vem com certificação IP66, o que a torna resistente a água e poeira, sendo adequada para qualquer tipo de situação climática. 

Além de ser muito simples de usar e tudo ser feito pelo smartphone, é possível ajustar a sensibilidade e horário que cada câmera registra movimentos. Quando a notificação estiver ativa, toda vez que um movimento for detectado pelas câmeras, as mensagens de notificação são enviadas para o smartphone e poderão ser visualizadas no aplicativo Mibo com a reprodução do vídeo quando houver cartão microSD instalado ou fotos quando não houver cartão de memória.
 
Um dos maiores desafios para a internet das coisas é manter esses objetos seguros. Produtos conectados rapidamente se integram às vidas dos usuários, chamando a atenção do cibercrime. Portanto, a procedência desses aparelhos precisa ser adequada para garantir os melhores resultados para a sua segurança digital; no caso das câmeras, a criptografia das imagens é primordial para que o vídeo não seja interceptado por alguém mal-intencionado.
 
As imagens das câmeras Mibo são criptografadas ponto a ponto, e ainda levam uma chave de acesso, únicas a cada dispositivo. Dessa forma, mesmo que o login e senha da conta Mibo sejam copiados, ainda é necessário a chave de acesso para que seja possível acessar as imagens e gravações de um segundo smartphone. Também há a vantagem de ser possível monitorar múltiplas câmeras simultaneamente, mesmo que elas não estejam no mesmo ambiente. Desta forma, é possível ficar de olho em um apartamento, uma loja ou uma rede inteira de estabelecimentos usando apenas um smartphone. O app é capaz de exibir ainda imagens de quatro câmeras simultaneamente, permitindo ter uma compreensão ampla de tudo que acontece a qualquer momento.

A revolução da internet das coisas chega para facilitar vidas e também para torná-las mais seguras. Para aproveitar ao máximo os benefícios desta nova era da tecnologia, é preciso ficar de olho na qualidade dos dispositivos comprados para a sua casa, porque, nesses casos, o barato pode sair caro.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.