Veja o Android Oreo em ação e conheça as suas novidades

O Android Oreo já começou a ser distribuído, mas como pouca gente tem acesso à nova versão do sistema operacional, os recursos ainda são desconhecidos por boa parte dos usuários.

A primeira coisa que pode ser percebida com o Android Oreo é a velocidade com que o sistema reinicia, deixando para carregar processos secundários depois que o celular estiver ligado. Antigamente, o processo levava alguns minutos, mas agora não leva muito mais do que 30 segundos. Nos nossos testes, um Pixel XL rodando o novo sistema levou 35 segundos para reiniciar completamente, enquanto um OnePlus 3T precisou de 1 minuto e 15 segundos para fazer o mesmo rodando o Android 7.1 com  processador igual e mais memória RAM.

O segundo detalhe que mais chama a atenção é como as notificações mudaram. Agora é possível agrupá-las em canais e programá-las para que elas sumam e reapareçam em outro momento mais conveniente. Também é possível controlar quais notificações podem ser exibidas como ícones na parte superior da tela, o que oferece uma solução paliativa para o problema do alerta persistente de correio de voz.

Os ícones de aplicativos mudaram e passaram a ser adaptáveis, e o usuário ganhou a liberdade de escolher o formato padrão do sistema, com opções de formas quadradas, redondas, quadrado com cantos redondos e até em formato de gota. Eles também passam a contar com um pequeno ponto de notificações que permite acesso rápido às informações.

Uma função importante, mas que poucos aplicativos ainda usam é o suporte a picture-in-picture. Com o recurso, é possível assistir a vídeos ou manter videochamadas enquanto o usuário abre outros aplicativos e navega pela interface do sistema, à medida que o conteúdo é exibido em uma janelinha flutuante. O WhatsApp é um dos apps que já se beneficia do recurso.

Apesar de tudo isso, a maior mudança não vai ser sentida pelos usuários. O Android Oreo é o início de um novo projeto chamado Treble que tenta reduzir o problema de fragmentação do sistema, garantindo atualizações mais rápidas. Com isso, o Google separa a personalização que as fabricantes aplicam do núcleo do sistema operacional, que pode ser atualizado de forma independente, removendo vários intermediários do caminho.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.


RECOMENDADO PARA VOCÊ