Bastante silenciosos, carros elétricos agora emitirão alerta sonoro

Fabricantes precisarão instalar um sistema de aviso para pedestres; o Nissan Leaf, por exemplo, emitirá ondas sonoras de 2.5Hz a 600Hz

Redação Olhar Digital 11/06/2010 18h30
g_nissan leaf
A A A
Os veículos híbridos, aqueles que possuem um motor elétrico e outro a combustão, são conhecidos pela pouca emissão de gases nocivos ao meio ambiente, mas também por serem bastante silenciosos.

Segundo especialistas do mercado automotivo, esse silêncio excessivo dos modelos híbridos pode causar atropelamentos, já que pedestres não ouvem o barulho dos motores. Para resolver esse problema inusitado, a Nissan, fabricante do híbrido Leaf, colocará sinais sonoros que podem ser ouvidos por pessoas de todas as faixas etárias – os motoristas terão a opção de desativar o alerta.

O sistema de aviso emite uma onda sonora de 2.5Hz a 600Hz, e é uma exigência do Ministério de Infra-Estrutura e Transporte do Japão. A novidade será instalada no Nissan Leaf, que chegará em grande escala aos mercados dos Estados Unidos, Holanda, Japão e Portugal até dezembro deste ano.
Automóveis TI Verde
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você