BMW lança o iX3, seu novo carro elétrico

Veículo será vendido na China, onde será produzido, e na Europa, mas não nos EUA. Decisão foi motivada por preocupação das concessionárias norte-americanas com a autonomia

Rafael Rigues 15/07/2020 16h48
BMW iX3 - Exterior
A A A

A BMW anunciou nesta quarta-feira (15) o iX3, seu primeiro sedã totalmente elétrico. O veículo estará disponível na China ainda neste ano e na Europa em 2021. Entretanto, não será vendido nos EUA devido à pressão das concessionárias da marca, que acharam sua autonomia baixa demais para o mercado: 460 km, segundo o Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure (WLTP, Procedimento de Teste Harmonizado Mundialmente para Veículos Leves).


O iX3 é equipado com uma bateria de 80 kWh, e motor elétrico com potência de 210 kW (282 hp). O veículo vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, e há suporte a carregamento rápido a até 150 kW. A montadora firma que sua bateria usa uma nova química, chamada NMC 811, que usa menos cobalto que as versões anteriores e tem densidade energética 20% superior à de modelos mais antigos da marca.

Reprodução

Interior da BMW iX3. Foto: BMW

A redução no uso de cobalto traz duas vantagens para a BMW. Uma é o custo, já que o metal é caro. A outra é humanitária, já que o metal é extraído em condições insalubres: 60% de todo o cobalto do mundo vem do Congo, e muito dele é extraído em minas primitivas onde homens, mulheres e crianças trabalham em túneis escuros e instáveis, por um salário de apenas US$ 2 por dia. Mortes por desabamento e sufocamento são comuns.

O BMW iX3 será produzido na fábrica da BMW em Shenyang, na China, e de lá exportado para todo o mundo. Ainda não há informações sobre o preço do veículo. A BMW espera introduzir 13 veículos totalmente elétricos no mercado até 2023, entre eles o i4 e uma versão elétrica da M5, para concorrer com o Tesla Model S.

Fonte: BMW

Carro elétrico carro carros e tecnologia bmw carros elétricos Carro elétrico carros veículos elétricos veículo elétrico
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você