Carro voador lembra bastante o DeLorean de 'De Volta Para o Futuro'

Criado por empresa israelense, veículo pode ser usado para táxi aéreo no futuro

Daniel Junqueira 13/06/2020 14h00
Carro voador
A A A

Uma startup israelense está desenvolvendo um carro voador movido a hidrogênio com um design futurista que lembra até um pouco o lendário DeLorean, o carro de De Volta Para o Futuro.


O veículo está sendo feito pela Urban Aeronautics em parceria com a HyPoint, uma fabricante de células de hidrogênio para uso como combustível.

O carro voador foi pensado para servir como serviço de táxi aéreo. O veículo não tem asas e não é muito maior do que um SUV, e tem capacidade para até seis passageiros.

A semelhança do design com o DeLorean de De Volta Para o Futuro é clara quando o veículo é visto de lado, mas de cima ou de baixo as coisas são diferentes: é possível ver as grandes ventoinhas que são usadas para mantê-lo no ar.

Ainda não há previsão de quando o veículo começará a ser de fato usado comercialmente - se é que um dia isso acontecerá.

Baseado em veículo já existente

O veículo, sem emissões, será uma versão de longo alcance da aeronave CityHawk. As células de combustível da HyPoint expandem consideravelmente a potência e a vida útil dos designs tradicionais, tornando-as um componente leve ideal para a aviação. O hidrogênio vem se tornando uma das tecnologias mais empolgantes para o mercado de aviação elétrica, com densidade de energia muito melhor do que as batérias de lítio e reabastecimento super rápido.

A aeronave miliar Cormorant, na qual o CityHawk é baseado, está voando com sucesso há muitos anos, usando motores de turbina para sua sustentação, como você pode ver no vídeo abaixo. Se o conceito chegar à certificação, é muito mais fácil imaginar esse DeLorean voador navegando pela cidade. Certamente, as operações iniciais serão limitadas, mas o projeto pode ser capaz de fornecer voos de porta em porta, se isso for legalmente possível.

Por outro lado, existem desvantagens. A forma do corpo pode proporcionar alguma sustentação quando ele está indo para a frente, mas apenas metade do necessário para impedir que ele caia. Por isso, o CityHawk deve usar muita energia em comparação com outros VTOL. Usar um trem de força com bateria de lítio resolveria esse problema, mas não seria bom ecologicamente. Consequentemente, o hidrogênio é uma opção séria para a Urban Aeronautics.

"Esperamos colaborar com a HyPoint na integração da próxima geração de sistema de células a combustível de hidrogênio para o transporte eVTOL e o mercado de mobilidade aérea urbana", afirmou Rafi Yoeli, CEO da Urban Aeronautics. "Como combustível 100% ecológico e de alta potência, o hidrogênio é a chave para o futuro das aeronaves eVTOL".

Via: Futurism

carro Carro hidrogênio Carro elétrico taxi carro voador táxi voador
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você