Fórmula consegue prever engarrafamentos fantasmas

Análise desenvolvida por matemáticos do MIT baseia-se em fatores como freadas súbitas e circulação de carros muito próximos uns dos outros

Redação Olhar Digital 13/07/2010 19h55
carro
A A A
Imagine conseguir prever o surgimento daqueles engarrafamentos que começam do nada, os chamados "engarrafamentos fantasmas", e assim poder mudar a sua rota ou mesmo tentar sair de casa em um outro horário? Pois matemáticos do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, desenvolveram uma fórmula para prever o surgimento desses congestionamentos em vias com grande fluxo de veículos.

A análise, que leva em conta fatores como freadas súbitas e circulação de carros muito próximos uns dos outros, foi baseada em experimentos conduzidos por cientistas japoneses. Na experiência, motoristas foram instruídos a dirigir a 30 km/h e manter uma distância constante do carro seguinte em uma via circular. Logo o trânsito começou a ter problemas e quanto maior a densidade de veículos, mais rápido era o congestionamento.

Embora o modelo não  acabe com congestionamentos, ele poderá ajudar especialistas em planejamento viário na criação de vias com menor potencial de congestionamento,  a determinar os limites de velocidade adequados, bem como identificar os locais onde há maior risco de acidentes.

MIT carro
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você