Ônibus elétrico do futuro

GE faz demonstração de um Ônibus Elétrico do Futuro

Redação Olhar Digital 03/12/2010 12h06
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O veículo híbrido utiliza baterias de lítio e sódio que, unidas, permitem percorrer longas distâncias

A GE sempre foi a favor do desenvolvimento sustentável, mostrando isso com o projeto Ecomagination, presente em vários países, que incentiva o desenvolvimento de produtos tecnológicos que não agridam o meio ambiente.

Um dos projetos gerados por essa iniciativa foi o "ônibus elétrico do futuro", que tem como premissa mostrar que o ônibus elétrico pode ser tão eficiente quanto o convencional, sem agredir o ambiente. Um dos grandes problemas do projeto foi o fato do ônibus elétrico ter uma bateria de baixa autonomia, fazendo com que ele se locomovesse em curtas distâncias. Pensando nisso, a GE criou uma tecnologia híbrida, que usa bateria de lítio e sódio unidas, fazendo com que o veículo andasse por mais tempo.

Baterias de lítio podem fornecer correntes extremamente altas de energia, mas descarregam muito rápido; já as baterias de sódio, não fornecem tanta energia, mas duram muito mais tempo. Unidas, as baterias oferecem corrente de energia poderosa e têm durabilidade, excluindo quaisquer problemas presentes nas mesmas, mostrando que duas baterias combinadas funcionam melhor que uma grande.

O ônibus foi às ruas e mostrou que a ideia realmente dá certo, e ainda reduz os custos da bateria gigante convencional em 20%.

Automóveis TI Verde
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você