Intel desenvolve carro com caixa-preta

Sistema deve ser capaz de monitorar velocidade, direção e frenagem, além de registrar imagens internas e externas do veículo

Redação Olhar Digital 14/07/2010 16h03
carro intel
A A A

Pesquisadores da fabricante de chips Intel anunciaram a criação de uma nova tecnologia de segurança para carros. A empresa divulga que está desenvolvendo uma espécie de caixa-preta para automóveis. O recurso deve registrar informações sobre velocidade, direção e frenagem, juntamente com imagens internas e externas do veículo.

O projeto pretende facilitar o processo de descobrimento de causa de acidentes de carro ou ainda identificar o motorista responsável. Em caso de algum imprevisto, os detalhes seriam enviados automaticamente para a polícia ou companhias de seguro.

A novidade, no entanto, não deve chegar sozinha. A tecnologia faz parte de uma nova proposta para carros que está sendo elaborada pela Intel. O conceito da companhia consiste em projetar veículos inteligentes, capazes de detectar sozinhos perigos nas estradas e até mesmo assumir o controle do carro quando necessário.

Segundo informações do jornal Telegraph, para seguir com os planos a empresa está em negociação com fabricantes de automóveis para discutir a possibilidade de produção de carros permanentemente conectados à internet.

Atualmente, os sistemas estão em fase inicial e os primeiros "carros inteligentes" devem começar a ser testados na Inglaterra em breve. Ainda não foram divulgadas informações sobre preço e data de lançamento oficial do novo projeto.

Intel carro
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você