Carro autônomo

Carros autônomos hackeados causariam cenário caótico, diz pesquisa

Redação Olhar Digital 05/08/2019 16h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Em situação hipotética, bastaria que apenas 40% de toda a frota automobilística da cidade fosse autônoma para situação ocorrer

Pesquisadores do Georgia Institute of Technology imaginaram como seria um futuro em que os veículos autônomos tivessem se tornado parte significativa da mobilidade de uma cidade. E, embora muitas áreas fossem otimizadas, há uma situação preocupante envolvida em relação aos sistemas autônomos: a possibilidade desses serem invadidos.


Com uso de simulações de computador e física, os pesquisadores calcularam o que aconteceria em caso de uma imobilização súbita de um grande número de veículos em uma cidade grande. Segundo os resultados, seria necessário apenas a invasão de 20% dos veículos para gerar caos. Alguns carros, nesta situação, poderiam atravessar uma ou duas ruas, mas nenhum atravessaria a cidade.

Apesar dos pesquisadores não serem especialistas em segurança cibernética, a possibilidade de invasores conseguirem gerar caos com invasões não é descartada. E mais preocupante é que para esta situação ocorrer, não é preciso que todos os veículos sejam autônomos. Se apenas 40% deles possuírem o sistema, a situação já seria possível.

Já em atividade praticada em menor escala, como desconectar 10% dos veículos, levaria a condições muito complicadas, como serviços de emergência parados no trânsito, impossibilitados de chegarem às suas respectivas unidades.  

O cenário pensando pelos pesquisadores lança alerta para que muitas coisas sejam consideradas antes mesmo de automóveis autônomos tornem-se populares. Não tão distante, recentemente, vimos várias falhas em veículos Tesla no modo AutoPilot, que geraram até mesmo acidentes fatais.

Via: Fayer Wayer

 

 

 

Segurança Hackers Pesquisa carro estudo Invasão carros autônomos carros e tecnologia cibersegurança cybersegurança
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você