Sem saber se encontrará Elon Musk, comitiva brasileira parte para os EUA

Representantes do governo federal querem convencer a Tesla a trazer uma fábrica para o Brasil

Renato Mota, editado por Liliane Nakagawa 06/03/2020 11h03
Elon Musk
A A A

A comitiva brasileira que viaja para os Estados Unidos com a missão de convencer a Tesla a montar uma fábrica no Brasil tem previsão de desembarcar neste sábado (7) em solo norte-americano. Porém, de acordo com o colunista do UOL Leandro Alves, os representantes do governo federal ainda não sabem exatamente quem irão encontrar (não há nenhuma confirmação de que Elon Musk estará no encontro), ou levam quaisquer estudos de mercado que ajudem na decisão.


"Estamos indo justamente para saber o que é necessário que o Brasil faça, em termos de legislação e abertura, para conseguir atrair a Tesla", disse o deputado Daniel Freitas, do PSL de Santa Catarina, interlocutor da negociação. O estado, que já tem uma fábrica da BMW, é o candidato a receber o empreendimento.

O presidente Jair Bolsonaro também parte para os EUA no mesmo dia, mas para uma viagem de quatro dias a Miami. Na agenda, encontros com políticos e empresários norte-americanos, assinatura de acordos e visita às instalações militares. Ainda não está previsto nenhum encontro com executivos da Tesla ou mesmo com o presidente Donald Trump. O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, faz parte dessa comitiva, e a expectativa é que ele se junte ao deputado Daniel Freitas no encontro com representantes da Tesla.

No fim de fevereiro, Pontes, Freitas e Claiton Pacheco, diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (SC) já haviam se reunido para planejar como seria o primeiro contato com representantes da montadora estadunidense. “A gente quer muito que venha, mas é só um primeiro passo de uma maratona”, afirmou Pacheco na época.

Comitiva não será atendida

Em nota enviada ao Olhar Digital nesta sexta-feira (6), a assessoria do deputado Daniel Freitas afirmou que Elon Musk estará fora do país e não poderá atender a comitiva brasileira. Da mesma forma, não terá nenhum representante apto a conversar sobre a negociação. Contudo, Musk "enfatizou seu interesse na expansão para a América do Sul". 

De acordo com a nota, o empresário virá pessoalmente ao país para tratar do tema, mas ainda sem uma data estabelecida. Segundo o deputado, Elon Musk "entrou em contato pessoalmente com o Governo, e expressou sua vontade de tratar sobre a pauta, colocando-se à disposição para cumprir agenda no Brasil".

Em julho de 2018, Elon Musk afirmou em seu Twitter que estava ansioso para trazer a Tesla ao Brasil, um de seus "países favoritos".

 

* Atualizado com informações da assessoria do deputado Daniel Freitas

Via: UOL/Agência Brasil

Carro elétrico Tesla elon musk governo federal
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você