T25

T25: o carro urbano que promete acabar com o engarrafamento

Redação Olhar Digital 21/09/2010 17h04
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ex-projetista da Fórmula 1 desenvolveu um carro barato, pequeno e ecológico que pode ser a solução para a diminuição do trânsito

Gordon Murray é um dos heróis do aumobilismo. Ele desenhou dezenas de carros para a Fórmula 1, inclusive a McLaren dirigida por Ayrton Senna, quando o brasileiro venceu seu primeiro campeonato.

Atualmente, Gordon não projeta mais carros para a Fórmula 1, mas continua na criação de carros não convencionais. Recentemente, o projetista desenvolveu um carro ecológico que pode ser a solução para o congestionamento nas grandes cidades, o T25.

O veículo, construído a base de materiais reciclados, é compacto e ocupa um terço do espaço de um carro normal. Ele não tem portas e é tão estreito que pode dividir uma mesma faixa de rua com outro veículo. Sua manufatura precisa apenas de 20% do capital necessário para a construção de um carro de Fórmula 1, pois dispensa grande parte da maquinaria pesada usada pela indústria automobilística.

O T25 leva três passageiros, pesa 575 kg e alcança a velocidade máxima de 145km/h. Segundo os idealizadores do projeto, um carro como esse poderia impedir o trânsito em todo mundo, tendo em vista que o Planeta Terra deve atingir 2.5 bilhões de veículos por volta de 2020.

O uso de componentes mais baratos e em menor quantidade oferece aos fabricantes cortes tremendos nos custos e reduz os riscos do investimento. Por isso o preço se torna bastante acessível ao consumidor: US$ 9 mil. Ou seja, é a oportunidade de milhões de pessoas terem um carro, mas sem consumir tantos recursos naturais, como água, energia ou aço. Isso sem falar na diminuição do engarrafamento.

carro
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você