Tecnologia da Audi quer armazenar excesso de energia solar

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 24/07/2020 20h12
Audi e-Tron
Clique aqui para assistirTecnologia da Audi quer armazenar excesso de energia solar
A A A

A Audi vai desenvolver, em parceria com o Hager Group, um novo sistema de carga bidirecional. Isso vai permitir usar um carro elétrico para armazenar o excesso de energia solar produzida por módulos fotovoltaicos e, assim, abastecer uma casa.

Na prática, a bateria do carro vai funcionar como um powerwall da Tesla. E os benefícios vão além do custo: segundo a Audi, o carregamento bidirecional fornece segurança de suprimento. Isso quer dizer que, em caso de blecaute, o sistema pode fornecer energia à casa e até operar sem conexão à rede elétrica.

Em testes com um Audi e-Tron, a montadora carregou a bateria do carro a 12 quilowatt-hora com um carregador de corrente contínua montado na parede. Esse mesmo carro pode fornecer até 9 quilowatt-hora para a casa.

A conexão entre o sistema fotovoltaico e o carro não requer um inversor, o que aumenta a eficiência do processo. Apesar de a novidade ser bastante animadora, ainda não há previsão de comercialização da tecnologia.

Tecnologia Energia Solar carro audi
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você