Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um novo método para reutilizar as baterias dos carros elétricos

Vinicius Szafran, editado por Liliane Nakagawa 23/01/2020 20h12

Pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, em parceria com a montadora japonesa Nissan, desenvolveram um novo método para testar e classificar baterias usadas em veículos elétricos que pode permitir seu reaproveitamento para outros usos.

Na bateria de um veículo elétrico as células se degradam de forma desigual, portanto o desafio é separar as que ainda podem ser reaproveitadas das que chegaram ao fim de sua vida útil. Métodos antigos envolviam descarregar e depois carregar completamente as células para medir sua capacidade. A bateria de um carro como o Nissan Leaf é composta por 48 módulos de 4 células cada. Anteriormente, eram necessárias três horas para classificar um único módulo. Com o novo método, são necessários três minutos, e com um custo menor. 

A Nissan estima que em 2025 haverá dezenas de milhares de veículos elétricos em uso na Europa com baterias no “fim da vida”. Graças ao novo processo, a empresa espera ser capaz de reutilizar a maioria delas.

Bateria reciclagem Energia Solar Carro elétrico nissan bateria de lítio
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você