Asteroide com quase 200 metros de diâmetro vai passar próximo à Terra

Descoberto em 2009, objeto chegará a uma distância pouco mais de 11 vezes maior do que entre a Terra e a Lua

Rafael Rigues, editado por Matheus Luque 14/01/2020 11h37
Asteroide
A A A

Um asteroide com diâmetro estimado entre 80 e 200 metros chamado 2009 BH2 irá passar próximo à Terra neste sábado (18) aproximadamente às 11h30. Para comparação, a estátua do Cristo Redentor no Corcovado, no Rio de Janeiro, tem 38 metros de altura.


Mas vale mencionar que o “próximo” é em termos astronômicos. A menor distância entre o asteroide e nosso planeta será de 4,5 milhões de quilômetros, pouco mais de 11 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O 2009 BH2 é classificado como um NEO (Near-Earth Object, Objeto Próximo da Terra), nome dado a qualquer corpo celeste que em sua órbita chegue a uma distância entre 0,9 e 1,3 unidades astronômicas (AU) do Sol. Isso os coloca próximos à Terra, já que nosso planeta fica a 1 unidade astronômica de nossa estrela.

Um NEO não representa, necessariamente, um risco de colisão com nosso planeta, mas objetos deste tipo são constantemente monitorados pelas agências espaciais. Se há risco de que sua órbita intercepte nosso planeta, o objeto é classificado como PHO (Potentially Hazardous Object - Objeto Potencialmente Perigoso).

espaço Asteroide exploração espacial
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você