ANITA

Astrônomos rastreiam origem de neutrinos encontrados na Antártica

Luiz Nogueira, editado por Matheus Luque 18/05/2020 19h08

Partículas de alta energia vieram de buracos negros dos quasares

O experimento Antena Impulsiva Transiente da Antártica (Anita), da Nasa, é um detector de ondas de rádio suspenso por um balão. Recentemente, o projeto foi o responsável por encontrar estranhos sinais no continente gelado que pareciam ser desencadeados por neutrinos de energia extremamente alta.

Seguindo o caminho percorrido pelas partículas, os astrônomos responsáveis pela investigação descobriram sua possível fonte: os buracos negros supermassivos dos quasares. A carga desses neutrinos detectados era tão alta que pareciam desafiar o modelo padrão da física de partículas.

Os buracos negros locais tem muita atração gravitacional. Quando o gás quente ao seu redor é comprimido pela gravidade e pelos campos eletromagnéticos, eles podem emitir grande quantidade de energia, incluindo neutrinos.

Os neutrinos são partículas bastante misteriosas e evasivas. Eles têm uma massa minúscula, sem carga elétrica e raramente interagem com outros elementos. No entanto, a versão de alta energia é bastante rara e foi detectada interagindo com o solo da Antártica.

A explicação mais plausível para a formação desses neutrinos a partir de um buraco negro supermassivo é: a emissão de raios gama colide com os átomos circundantes, desencadeando uma explosão de neutrinos que, por conta da velocidade da luz com que se movimentam, chegam à Terra rapidamente.

Mesmo com a descoberta, a resolução do mistério dos neutrinos de alta energia ainda carece de estudos mais aprofundados. Por enquanto, sabemos apenas como eles são produzidos, mas não há como precisar sua origem.

Via: Science Alert