Foguete da Blue Origin testará hardware para missão lunar nesta quinta

Este será o sétimo voo de um foguete New Shepard, superando o recorde de reutilização que atualmente é do Falcon 9, da SpaceX

Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer 23/09/2020 09h09
Foguete New Glenn
A A A

Um foguete da Blue Origin, empresa aeroespacial fundada por Jeff Bezos, CEO da Amazon, será lançado nesta quinta-feira (23) a partir da base da empresa no oeste do Texas. Entre vários outros equipamentos e experimentos, ele irá carregar um sensor de alunissagem que está sendo desenvolvido para a missão Artemis da Nasa, que visa levar astronautas novamente à Lua em 2024.


O sensor será a primeira carga da empresa a ir ao espaço montada no exterior do foguete New Shepard, em vez de protegida dentro de uma cápsula. Além dele, a Nasa irá usar o voo para testar um novo sistema para cultivo de plantas aquáticas que poderão suplementar a dieta dos astronautas em missões de longa duração e um novo sistema de refrigeração para componentes eletrônicos de espaçonaves.

Se tudo correr como programado, a missão da Blue Origin também baterá um recorde: será a sétima vez que o foguete será reusado. O recorde atual é da SpaceX, que reusou um de seus Falcon 9 seis vezes.

Vale lembrar que o New Shepard e o Falcon 9 são diferentes: o foguete de Bezos foi projetado para vôos suborbitais, enquanto o Falcon 9 é muito mais poderoso, capaz de colocar carga em várias posições em órbita da Terra e também de levar carga e tripulação à Estação Espacial Internacional.

A decolagem está programada para as 12h (horário de Brasília) desta quinta-feira, e a missão inteira, incluindo retorno e pouso do foguete, deve durar cerca de 12 minutos. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Nasa no YouTube, a partir das 11h30 (horário de Brasília). Você poderá acompanhar na janela abaixo:

Fonte: CNet

Nasa espaço missão espacial nave espacial Blue Origin artemis espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço exploração espacial corrida espacial
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você