Foguete de startup japonesa tem lançamento abortado logo após decolagem

Cerca de 36 segundos após a decolagem, foram vistos fragmentos do bico do motor caindo

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 15/06/2020 13h55
Foguete Momo-F5
A A A

A Interstellar Technologies, startup espacial do Japão, não conseguiu levar o seu foguete Momo-F5 ao espaço no último domingo (14). Logo após a decolagem, uma anomalia forçou a empresa a emitir um comando de abortamento e deixar o equipamento cair no oceano Pacífico.


Segundo representantes da Interstellar Technologies, cerca de 36 segundos após a decolagem, foram vistos fragmentos do bico do motor caindo, o que fez com que a empresa encerrasse o lançamento após pouco mais de um minuto. O Momo-F5 chegou a última altitude máxima de 11,5 quilômetros, muito abaixo da meta de 100 quilômetros estabelecida.

Este foi o quinto foguete construído pela empresa, que quer tornar o espaço “um lugar mais acessível”. Para financiar a missão, a Interstellar Technologies usou o site de crowdfunding Campfire e arrecadou US$ 391 mil, muito acima dos US$ 84 mil esperados. O modelo possui 10 metros de altura e cerca de uma tonelada.

A startup foi bem sucedida em apenas um lançamento espacial, do foguete Momo-F3, em maio de 2019. Um sexto equipamento já está em construção, além do desenvolvimento do Zero, um foguete orbital.

Via: Space

espaço foguete foguete Japão Ciência&Espaço
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você