Veículo espacial VIPER

Missão da Nasa para investigar gelo na Lua é adiada para 2023

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 28/02/2020 10h09
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Mudança da entrega do rover Viper permitirá atualizações para que faça uma pesquisa mais longa

Em outubro de 2019, a Nasa apresentou seu veículo Viper, parte do programa Artemis, que pousaria na Lua em 2022 para investigar gelo presente no satélite. Agora, o chefe do Diretório de Missões Científicas da agência, Thomas Zurbuchen, anunciou no Twitter que a missão foi adiada para 2023.


“A mudança da entrega do Viper para 2023 vai permitir atualizações para que o veículo espacial possa conduzir uma pesquisa mais longa e emocionante na Lua”, escreveu.

O objetivo do veículo espacial é mapear, durante 100 dias, onde o satélite natural possui água congelada. O Viper foi projetado para ensinar aos cientistas como transformar dados orbitais sobre a Lua em uma compreensão exata de onde o gelo está escondido. Zurbuchen não deu detalhes sobre as atualizações, porém, devem ter ligação com o fato de o Viper precisar percorrer uma longa distância durante as noites frias da Lua.

A missão é baseada nos projetos de uma proposta anterior, cancelada em 2018 pela Nasa. O veículo vai, inclusive, adaptar dois instrumentos desenvolvidos para a primeira tentativa. 

Via: Space

Nasa espaço Lua missão espacial Ciência&Espaço Viper
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você