Missão ExoMars

Lançamento da missão ExoMars é oficialmente adiado para 2022

Luiz Nogueira 12/03/2020 13h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Adiamento ocorre após problemas no paraquedas da espaçonave

De acordo com informações da Agência Espacial Europeia (ESA) e do órgão russo Roscosmos, a missão ExoMars 2020, que tinha como objetivo iniciar a colonização de Marte e procurar possíveis sinais de vida, teve de ser adiada. 


A justificativa para isso se deve ao fato de que alguns componentes da espaçonave, particularmente o paraquedas, ainda precisam de mais testes antes do lançamento oficial. Esse adiamento significa que a janela de lançamento, planejada para 2020, será perdida.

Para Jan Woerner, diretor da ESA, realizar o lançamento ainda este ano, "significaria sacrificar os testes remanescentes essenciais. Esta é uma decisão muito difícil, mas tenho certeza de que é a certa". Recentemente, a ESA pediu ajuda à Nasa para solucionar os problemas dos paraquedas da espaçonave. No entanto, parece que o problema não foi resolvido a tempo. 

Para que uma nova tentativa de decolagem seja feita, a ESA terá de aguardar a próxima oportunidade, prevista para acontecer entre agosto e outubro de 2022. A data prevista para a janela de lançamento seguinte pode parecer distante, mas deve ser seguida. As naves espaciais só podem ser lançadas da Terra para Marte a cada 26 meses, quando suas órbitas se alinham. A missão já foi adiada uma vez, pois foi originalmente prevista para decolar em 2018.

Em 2016, a ESA e a Roscosmos já haviam trabalhado juntas. Ambas obtiveram êxito no lançamento da missão ExoMars Trace Gas Orbiter, que tinha como objetivo monitorar os gases de Marte enquanto a próxima decolagem não era realizada.

A abordagem cautelosa da ESA é compreensível, considerando que uma espaçonave anterior, conhecida como Schiaparelli, foi perdida durante a missão de 2016. As equipes agora terão tempo de sobra para testar o paraquedas e impedir que novos problemas impeçam a aterrissagem em Marte.

Via: Engadget

Marte espaço missão espacial espaçonave Ciência&Espaço
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você