Rover Mars 2020

Rover da Nasa recebe lista de 10,9 milhões de nomes que levará a Marte

Rafael Rigues 27/03/2020 10h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Nomes foram gravados em três chips de silício usando um canhão de elétrons. Lançamento da missão Mars 2020 está previsto para meados deste ano

A Nasa adicionou ao rover Perseverance, que será enviado a Marte ainda neste ano, uma placa de alumínio contendo três chips de silício com os nomes de quase 11 milhões de pessoas (10.932.295, para sermos exatos) que participaram da ação “Send your name to Mars” (Envie seu nome para Marte), entre maio e setembro do ano passado.


Os nomes, que não podem ser vistos a olho nu, foram gravados usando um canhão de elétrons. Além dos nomes, eles contém 155 redações de participantes do concurso que deu nome ao rover. A placa tem uma ilustração da Terra e de Marte ao redor do Sol, que lembra uma ilustração similar do sistema solar a bordo das sondas Voyager.

Reprodução

Detalhe da placa de alumínio contendo três chips com quase 11 milhões de nomes, além de uma ilustração do sistema solar, instalada a bordo do rover Perseverance. Fonte: Nasa/JPL.

Os chips e as placas serão visíveis pelas câmeras no mastro do Perseverance. O rover pesa pouco mais de uma tonelada e tem como missão procurar por sinais de vida passada no planeta vermelho, mais especificamente ao redor da cratera Jezero, seu local de pouso.

O lançamento está programado para ocorrer entre 17 de julho e 5 de agosto deste ano, com pouso em Marte previsto para 18 de fevereiro de 2021.

Fonte: Nasa

Nasa Marte espaço missão espacial vida extraterrestre espaçonave Ciência&Espaço exploração espacial
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você