Vídeo mostra como os redemoinhos marcam o solo de Marte

Tempestades de poeira, comuns no Planeta Vermelho, espalham a areia mais clara por toda região - enquanto os redemoinhos levantam o material mais antigo, formando linhas escuras na superfície

Renato Mota 28/02/2020 15h02
Redemoinhos em Marte
A A A

No começo de fevereiro, a Nasa conseguiu capturar uma rara imagem aérea de um redemoinho na superfície de Marte, causado por ventos de alta velocidade se movendo pela "empoeirada" superfície do planeta. Agora, a agência usou as câmeras da HiRISE para registrar os rastros que esses redemoinhos de poeira deixam pelo caminho.


Nas proximidades da Cratera Antoniadi, vários redemoinhos  - chamados em inglês de “dust devils”, demônios de poeira – riscam traços negros sobre as dunas de areia. Uma composição feita com imagens tiradas pelo satélite ao longo do tempo mostra como a aparência da cratera muda pela ação dos ventos.

Marte é propenso a tempestades de poeira maciças, algumas das quais são globais. Essas tempestades depositam a camada de areia mais brilhante de maneira uniforme, que os redemoinhos removem, deixando as marcas escuras.

Em 2018 o robô Oportunity foi vítima de uma destas tempestades, que ocupou uma área de 18 milhões de quilômetros quadrados e impediu que suas baterias fossem recarregadas. Sem energia, o robô congelou devido à temperatura ambiente de -29 ºC, e deixou de funcionar após 15 anos de exploração.

As dunas de Marte também estão sempre mudando. Uma outra animação se concentra em apenas quatro pequenas dunas conforme elas mudam ao longo da sequência de imagens.

A Nasa tem estudado os interiores das crateras, onde a superfície é muito ativa. Os cientistas querem entender como a paisagem marciana evolui em comparação com a da Terra.

Via: Universe Today

Nasa Marte Astronomia Ciência&Espaço
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você