Compartilhe com seus seguidores
A A A

Astrônomos detectam novo tipo de asteroide

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 21/05/2020 20h12

Um corpo rochoso recém-descoberto pode colocar em xeque tudo o que se sabe sobre cometas e asteroides. Os cometas têm órbitas longas e são carregados com gelo. Quando esse gelo passa para o estado gasoso forma uma auréola e uma cauda enevoada. Os asteroides, por outro lado, são geralmente rochosos, secos e inertes, com órbitas semelhantes às dos planetas.

O novo asteroide descoberto, o 2019 LD2, tem propriedades distintas e até parecidas com as de um cometa. Isso é bastante raro, mas já foi observado. O que intrigou os especialistas foi o lugar em que ele foi encontrado: ele é um dos asteroides troianos de Júpiter, um conjunto de corpos rochosos que orbita o maior planeta do Sistema Solar.

Isso faz que o 2019 LD2 seja o primeiro dos asteroides orbitais de Júpiter a soltar gás como um cometa. Em 2021, a Nasa deve lançar a sonda Lucy para visitar os asteroides de Júpiter. Deve levar alguns anos até que ela chegue lá e o asteroide descoberto não está no cronograma de visitação. Mesmo assim, a agência espacial americana tentará captar dados de sobrevoo quando a sonda passar por ele.

Asteroide descoberta
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você