Cinema e Streaming

Filme No Limite do Amanhã

O que os filmes previram para 2020

Luiz Nogueira, editado por Maria Lutfi 16/01/2020 17h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Robôs lutadores, colonização da Lua e civilização de répteis são apenas algumas das previsões feitas pelos filmes para 2020

O ano de 2020 chegou cercado de expectativa. Há muitos anos, pessoas acreditam que a chegada deste ano representaria muitos avanços tecnológicos para a humanidade. Porém, o que os filmes, principalmente de ficção científica, previram, não aconteceu.


Um exemplo de previsão que não se cumpriu foi apresentado no filme "Missão: Marte", de Brian de Palma. No longa, astronautas que habitam Marte desaparecem misteriosamente, e um segundo grupo é enviado para saber o que ocorreu. O fato aqui é que as missões tripuladas para Marte só devem ocorrer nos próximos anos. A Nasa possui uma missão programada para o Planeta Vermelho em 2020, porém, não terá ninguém a bordo.

O filme "Gigantes de Aço" mostra um futuro em que os boxeadores foram substituídos por robôs. O ano em que o filme se passa? 2020. Na realidade vivida pela sociedade, muitas pessoas têm medo do impacto que a automação terá no mercado de trabalho.

Houveram alguns avanços impressionantes em robôs que também podem imitar os movimentos de seus controladores humanos. Infelizmente, a tentativa mais próxima de transformar robôs de combate em realidade foi realizada pela empresa MegaBots. Entretanto, a companhia faliu em 2019. Seu protótipo de robô de batalha, que custou US$ 2,5 milhões para ser construído, foi leiloado no eBay.

A maior parte da Europa foi tomada por uma força de invasão alienígena. Uma aliança militar global, chamada Força de Defesa Unida, é criada para combater a ameaça. Roupas mecânicas oferecem aos soldados maiores capacidades de combate. Esse é o enredo de "No Limite do Amanhã", estrelado por Tom Cruise. A realidade apresentada no longo ainda está longe de acontecer.

Não há forças alienígenas instaladas na Terra – pelo menos não temos conhecimento. As roupas que garantem melhorias para o corpo humano até estão em desenvolvimento pela empresa Sarcos Robotics. Porém, em 2020, a companhia enviará as primeiras "unidades alfa" de seu equipamento para alguns clientes, incluindo militares dos EUA. Como a empresa caminha a passos lentos no desenvolvimento do equipamento, pode ser que demore para se popularizar.

Dentre as situações mostradas em "Doctor Who", talvez a que mais se aproxime da realidade seja uma operação de perfuração, que encontra uma civilização de répteis, chamadas de Silurianos. A questão aqui não são os répteis, mas sim as operações de escavação. Em todo o mundo, diversas obras são realizadas todos os anos e, por enquanto, nenhuma civilização foi encontrada.

O caso de "Reino de Fogo" se aproxima muito do descrito em "Doctor Who", porém, no caso deste longa, à Terra foi atacada por dragões que vieram das profundezas do planeta. Como pode-se notar, não estamos sob ataque de nenhuma criatura. Se algo assim acontecesse, seria bastante perceptível. Como o filme se passa em um mundo pós-apocalíptico, não há muito o que dizer em termos de previsão do futuro. 

No filme "Viagem ao Planeta Pré-Histórico", à Terra conseguiu colonizar a Lua, e parte em direção a Vênus para fazer o mesmo. Lá, eles descobrem um mundo cheio de dinossauros. Mais de meio século após o homem ir à Lua, o satélite natural ainda não foi colonizado. No entanto, há diversas missões planejadas para pousar por lá. 

No caso de Vênus, a última missão enviada ao planeta pela Nasa, foi a sonda Magalhães, em 1990. Ao longo de quatro anos, mapeou 98% da superfície do planeta. Infelizmente, nada de dinossauros.

Via: Digital Trends

Filmes Nasa Tecnologia Terra ficção científica futuro Filmes&Series
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você