Cinema e Streaming

streaming

Streaming: arte ou entretenimento?

Sergio Alpendre, editado por Cesar Schaeffer 30/09/2019 10h09
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Na verdade, um não exclui necessariamente o outro; é, sim, possível se divertir com uma verdadeira obra cinematográfica

Eis uma falsa questão que afeta também o mercado de streaming: o público quer arte ou entretenimento?

Falsa porque um elemento não exclui o outro. Ou seja, eu posso muito bem ser entretido por uma verdadeira obra de arte cinematográfica, ao mesmo tempo em que um filme hollywoodiano, com os dois olhos nas bilheterias, pode ser também uma obra de arte.

Mais: eu posso me entreter com um tipo de filme que jamais seria considerado entretenimento; um filme lento, de planos longos, parado, sem ações ou conflitos, apenas contemplação. E posso achar extremamente enfadonho um filme cheio de perseguições, sustos, cortes rápidos ou outros artifícios normalmente associados ao puro entretenimento.

A questão volta à tona em todos os momentos em que se discute o gosto, quando comentamos um novo lançamento no streaming ou nos cinemas e dividimos nossas opiniões com outros espectadores. E como gosto se discute, sim (voltarei a esse assunto em textos futuros), é essencial pensarmos no assunto.

Sobretudo porque as definições de arte e entretenimento não são gravadas em pedra. São ainda tema de debate para quem deseja estudar estética ou comunicação. São definições mais complexas do que as que normalmente saem da boca dos espectadores, simplesmente porque existem inúmeras variantes que condicionariam, como escrito acima, nosso gosto.

Temos nossos dias de filmes leves e os dias de filmes reflexivos. Temos momentos em que aceitamos fazer parte de uma intrincada proposta estética, mas em outros momentos procuramos apenas a distração mais inconsequente. O legal é que mesmo essa distração pode ter, em sua estrutura, sinais de uma elaborada construção, o que faria dela algo muito maior do que uma simples distração, faria dela uma obra de arte.

As revisões, essenciais para uma verdadeira apreensão da arte, servem para remediar esses condicionamentos, ajudando-nos a depurar melhor nosso gosto. E aí, com o gosto mais depurado por essas revisões, estamos prontos para a discussão.

Streaming Arte Filmes&Series
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você