Folding@Home

Aliste o seu computador no combate ao novo coronavírus

Renato Mota 21/05/2020 16h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Diversas pesquisas sobre a Covid-19 estão utilizando o poder de processamento de computadores voluntários no projeto Folding@Home. Você também pode ajudar nesta causa

Desde 2000, o projeto Folding@Home recruta voluntários que doam parte do poder de processamento de seus computadores para realizar cálculos e simulações relacionadas a pesquisas médicas. Neste ano, o trabalho se tornou mais relevante ainda ao contribuir com poder de processamento para simulações projetadas para auxiliar no combate à Covid-19.


Segundo estimativas, o poder combinado de 356 mil GPUs da Nvidia, 79 mil GPUs da AMD e 593 mil CPUs no projeto criou o computador mais poderoso do mundo. Supercomputadores de diversas instituições estão colaborando, mas qualquer pessoa pode fazer o mesmo – emprestando parte do processamento do seu PC ou Notebook – e cada máquina conta no esforço.

No site do Folding@Home, você pode baixar o aplicativo que fica em execução em segundo plano, enquanto você faz outras coisas no seu computador. O programa distribui o processamento que pega emprestado para projetos que pesquisam doenças como câncer, ELA, Parkinson, Huntington, Influenza e muitas outras.

Reprodução

Mas você pode direcionar seus esforços para o novo coronavírus se desejar. "Em resposta à demanda popular, criamos uma atualização para o nosso software que permite priorizar projetos relacionados à Covid-19", explica o diretor do projeto, Greg Bowman.

O processo de instalação é muito simples, com uma opção expressa e uma avançada (caso o usuário queira definir alguns dos parâmetros da instalação). Muito provavelmente você receberá uma notificação do seu firewall ou antivírus, porque o software precisa ter acesso à rede para fazer seu trabalho – é só autorizar.

A interface do aplicativo abre no seu navegador. No primeiro acesso, você deve escolher se quer contribuir anonimamente ou se quer criar um nome de usuário e computar sua pontuação no ranking do projeto.

Reprodução

Na tela, o usuário pode ver o quanto do seu poder de processamento está emprestando ao Folding@Home (e escolher qual intensidade), qual doença quer focar seus esforços e se prefere deixar o software rodando o tempo todo ou só quando o computador estiver ocioso. Ao lado dessas informações, um quadro mostra qual projeto você está trabalhando no momento. Para parar, basta apertar o botão vermelho.

Reprodução


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Supercomputadores Pesquisa coronavirus covid19 supercomputador voluntários
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você