Covid-19: 6 dicas para controlar o estresse e a ansiedade

Veja as orientações da OMS para diminuir a tensão no período de quarentena

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 23/03/2020 09h21
Estresse e ansiedade
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Como era de se esperar, o avanço do novo coronavírus e a quarentena imposta pelos governos, sem contar a preocupação com a própria saúde e de conhecidos, têm aumentado o nível de estresse da população, segundo a Organização Mundial da Saúde. Outro fator que ajuda a impulsionar esse dado é a incerteza em saber quando a rotina vai voltar ao normal.


Confira a seguir uma lista com 6 dicas para controlar o estresse durante a pandemia, com base em orientações da OMS e de especialistas.

1. Controle o acesso a informações sobre a doença

Em momentos extremos como o vivido atualmente, a mídia tende a ter um grande foco na situação. Com isso, fica difícil fugir das notícias, mas a quantidade e, principalmente, a qualidade da informação acessada deve ser controlada, segundo reforça a OMS. É preciso cuidado com a disseminação de Fake News, que estão circulando aos montes, principalmente através do WhatsApp. Sempre que estiver em dúvida se algo é verdade ou não, pesquise na internet se outros veículos possuem a mesma informação. Além disso, a organização recomenda a separação de horários específicos para se informar sobre o assunto.

2. Use as redes sociais como aliadas

Em momentos de isolamento social, as redes sociais ganham um papel ainda mais importante na interação com família e amigos. A OMS recomenda o uso delas para se manter conectado, seja através de mensagens ou videoconferência. Apesar disso, é necessário ficar esperto com a desinformação e com o discurso de ódio que circula pelas redes sociais. Por isso, é necessário manter apenas canais de informações confiáveis e lembrar que, se algo te faz mal, é sempre possível silenciar ou deixar de seguir.

3. Seja solidário

Além de cuidado, o momento vivido também pede solidariedade. Há pessoas, como os idosos, que precisam de ainda mais atenção, já que se trata de um grupo de risco para a Covid-19. Ajudar alguém que precisa é benéfico tanto para quem recebe como para quem ajuda. Diversas atitudes solidárias já têm acontecido, como pessoas se oferecendo para ir ao mercado para vizinhos idosos, pessoas cantando parabéns para crianças pelas varandas e diversos artistas fazendo shows gratuitos pela internet.

4. Se escute

Em momentos de grande estresse, é muito importante prestar atenção nos seus próprios sentimentos e necessidades. Procure relaxar e se distrair com coisas que goste. Tente se exercitar, mesmo dentro de casa. Há diversos vídeos na internet mostrando técnicas e movimentos que podem ajudar nessa missão. Se alimente de forma saudável e mantenha uma rotina de sono. Todas essas medidas vão ajudar a manter o corpo e a mente saudáveis em um período difícil como o atual.

5. Reconheça o trabalho dos profissionais da saúde

Em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil, as pessoas já se mobilizaram para aplaudir as equipes médicas que estão trabalhando no combate ao novo coronavírus. Apesar disso, em São Paulo, infelizmente também foi registrado o contrário. Profissionais da área foram agredidos no transporte público, alegando que eles estavam espalhando o vírus. É de fundamental importância reconhecer o esforço e a dedicação dos médicos, enfermeiros e pesquisadores que trabalham dia e noite para tentar acabar o mais rápido possível com uma crise que afeta a saúde do mundo todo.

6. Espalhe histórias positivas

A OMS recomenda que, sempre que possível, se espalhe histórias positivas relacionadas à pandemia, como depoimentos e histórias de pessoas que se recuperaram da doença. Em momentos sombrios como o que vivemos atualmente, a esperança, nem que seja pequena, pode ajudar a todos, principalmente àqueles que passam por situações mais difíceis.

Via: BBC


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



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