Desde o início da pandemia da Covid-19, a origem do vírus Sars-Cov-2 tem sido contestada por muitos, incluindo o governo dos Estados Unidos. Apesar disso, diversas pesquisas já mostraram sua origem natural.

Agora, um novo estudo da Shandong First Medical University encontrou em morcegos um novo vírus intimamente ligado ao novo coronavírus. Essa é mais uma evidência de que ele não foi criado em laboratório.

O novo vírus, chamado RmYN02, possui um mecanismo de inserção semelhante ao Sars-Cov-2. Ambos possuem um aminoácido com duas subunidades, S1 e S2, responsável pela inserção nas células humanas. Isso mostra que, mesmo não se tratando do mesmo aminoácido, o mecanismo pode ocorrer naturalmente, sem a necessidade de um laboratório.

Reprodução

publicidade

Além disso, o RmYN02, que também é um coronavírus, compartilha 93,3% de seu genoma com o Sars-Cov-2. Um gene em particular, chamado 1 ab, possui a correspondência mais próxima até o momento, com 97,2%. Apesar da semelhança, não significa que os vírus são parentes diretos.

Encontrar novos coronavírus é incrivelmente útil para descobrir como o Sars-Cov-2 evoluiu para o que é hoje. “Nosso estudo reafirma que os morcegos, particularmente os do gênero Rhinolophus, são importantes reservatórios naturais para os coronavírus”, concluiu a equipe responsável pelo estudo.

Via: Science Alert