Veja como entreter as crianças na quarentena

Impedir a disseminação do coronavírus é fácil perto do desafio de manter as crianças entretidas dentro de casa. Damos algumas dicas

Rafael Rigues 24/03/2020 16h26
criança celular
A A A

Com a pandemia de coronavírus que se espalha pelo mundo, recomendação de quarentenas ou isolamento e escolas fechadas, muitos pais estão diante de um desafio: como manter os filhos entretidos enquanto trabalham remotamente, sem perder a sanidade.


Mesmo que a criança tenha dezenas de opções de entretenimento ao redor, o risco de você ouvir “Eu estou entediada!” é grande. Mas não se preocupe: para ajudar a distrair os pequenos, e de quebra encaixar algum conteúdo educacional, elaboramos esta lista com algumas sugestões de vídeos, músicas, apps e a atividades para crianças de todas as cidades. Você pode nos agradecer depois.

Um aviso importante: não os deixe sozinhos

É muito tentador sentar os pequenos na frente da TV (ou entregar um tablet), abrir o YouTube e pensar “Pronto! Problema resolvido!”. Embora tenha muito conteúdo de qualidade para as crianças (listamos alguns destaques neste artigo), a plataforma é governada por algoritmos que muitas vezes podem recomendar material inadequado ou até mesmo perigoso para elas.

Mesmo apps considerados “seguros” como o YouTube Kids não estão livres do problema, seja por acidente ou devido a pessoas mal-intencionadas que manipulam a plataforma para fazer seus vídeos chegarem às crianças.

O mesmo pode ser dito sobre smartphones e tablets, favoritos da garotada. Jogos e apps infantis podem conter anúncios enganosos, projetados para fazer com que as crianças gastem dinheiro ou que levam a conteúdo inapropriado. Tudo o que é preciso é um clique curioso ou distraído e você poderá ter um problema nas mãos.

O ideal é acompanhar as crianças nestas atividades. Se você não puder fazer isso, pelo menos sente-se perto de onde elas estão para que possa ficar de olhos (e ouvidos) abertos de tempos em tempos para o que está acontecendo.

Contação de Histórias

Que criança não adora uma história bem contada? Se você não tem o “dom” para isso saiba que há canais no YouTube mantidos por contadoras profissionais, com dezenas de histórias que certamente irão prender a atenção dos pequenos.

Duas de nossas recomendações são o Fafá conta histórias e o Varal de histórias, que são atualizados frequentemente e tem um bom acervo. Se quiser mais, uma busca por “contação de histórias” certamente trará muito mais opções.

Músicas são outra forma de entreter e ensinar os pequenos. E Sandra Peres e Paulo Tatit, que há 26 anos formam o “Palavra Cantada”, fazem isso como poucos. Em seu canal no YouTube você vai encontrar composições próprias ou cantigas populares, sempre ilustradas por animações coloridas, além de trechos de shows ao vivo.

Outra referência em música infantil é Bia Bedran. Seu canal tem músicas, contos e trechos de shows produzidos ao longo de 40 anos de carreira e 12 álbuns dedicados às crianças.

Passeios virtuais

Se as crianças não podem ir ao zoológico, que tal levar o zoológico até elas? O zoo de San Diego, nos EUA, tem várias webcams mostrando ao vivo tudo o que acontece com vários de seus animais, incluindo Coalas, Girafas, Tigres e muito mais.

Mas se você tem um “peixinho” em casa, talvez o aquário de Monterey Bay, nos EUA, seja mais interessante. Lá você pode observar, também ao vivo, florestas de algas, corais, cardumes de peixes e as adoráveis lontras marinhas.

Já o canal ZooBorns tem vídeos fofíssimos de filhotes das mais variadas espécies, de zoológicos conceituados do mundo todo. Ótima pedida para aqueles mais curiosos, que sempre quiseram saber como é um filhote de canguru.

Apps lúdicos

Há muitos aplicativos para entreter os pequenos, mas como disse anteriormente, é necessário cuidado já que muitos tem anúncios e mecânicas que induzem a criança a gastar dinheiro e podem levar a conteúdo inadequado.

Um raro porto seguro são os muitos apps da Toca Boca, empresa sueca focada no “poder da brincadeira”. Seus apps são feitos considerando a perspectiva das crianças e de uma forma que encoraja a exploração, sem um jeito “certo” ou “errado” de brincar.

Gráficos e sons são bem produzidos e tem uma personalidade única, e os jogos escondem várias surpresas para os mais curiosos. Os temas são os mais variados possíveis: a criança pode ser um veterinária em Toca Pet, cozinheiro em Toca Kitchen, assombrar uma família em Toca Boo ou explorar uma cidade virtual em Toca Life. A maioria dos apps custa R$ 12,90 (um preço justo), mas também há opções grátis.

Atividades para todos

Canalizar a energia criativa das crianças em alguma atividade é outra forma de mantê-las entretidas. Um bom ponto de partida para encontrar ideias e projetos é o Manual do Mundo, canal do YouTube apresentado por Iberê Thenório e Mari Fulfaro, que há mais de 10 anos traz experiências, curiosidades e apresenta as ciências de forma divertida.

Recomendo as playlists Experiências e projetos de física com eletricidade, com 47 vídeos, e Experiências de química, física e biologia para fazer em casa, com nada menos que 405 vídeos. O canal também está distribuindo gratuitamente, até o dia 30 de março, o livro “Dúvida Cruel”, com 80 respostas para as perguntas mais “cabeludas”.

Para as crianças menores, uma boa fonte de projetos divertidos é o canal Slime Sam Sapeca, apresentado por um simpático slime falante, o Sam, e sua humana Sue. Mas há um porém: além de projetos e tutoriais, o canal também tem muitos vídeos de “unboxing” de brinquedos, que podem incentivar o consumismo. O melhor aqui é selecionar os vídeos que mais lhe interessam e montar uma playlist separada, em vez de deixar a criança solta pelo canal.

Se você quer tirar as crianças da frente de uma tela tem no site SmartKids uma boa opção. Lá você encontra jogos, atividades e desenhos para colorir, que podem ser impressos e entregues para a criançada.

O foco é a educação, então há cruzadinhas, labirintos e caça-palavras sobre vários temas, como geografia, ecologia, português ou história, além de tutoriais para fazer experiências como o vulcão de bicarbonato de sódio ou um foguete com sucata. Diversão garantida.



Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Youtube crianças Youtube Kids coronavirus covid19
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você