Dicas e Tutoriais

iOS 13

16 recursos do iOS 13 que ajudam a vida de usuários de iPhone

Luiz Nogueira, editado por Cesar Schaeffer 25/10/2019 11h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A atualização trouxe melhorias na maneira como se usa os comandos de voz e na definição de lembretes para compromissos

Todos os anos, a Apple oferece uma nova versão de seu sistema operacional. A atual versão, o iOS 13, apresenta diversas melhorias e funcionalidades que têm como objetivo facilitar as tarefas realizadas por seus usuários. Pensando nisso, o New York Times fez uma lista com 16 recursos implementados pelo novo iOS e que facilitam a utilização dos iPhones.


Controle de voz

Agora, é possível controlar todo o telefone apenas com comando de voz. O recurso é destinado aos fãs que não conseguem utilizar o telefona naquele momento ou possuem algum tipo de limitação. Comandos como "Voltar para a Home", "Abrir mapas", "Voltar" e "Abrir configurações" podem ser utilizados. Algumas funções mais específicas como "Toque em responder", "Deslize para cima", "Amplie" e "Role para baixo" respondem bem.

O recurso também funciona para a digitação de texto. O usuário pode ditar uma mensagem ou mesmo um parágrafo completo que tudo será transcrito. A grande novidade é a possibilidade de corrigir o que foi digitado simplesmente dizendo "Excluir isso".

Para ativar a função, basta ir até Configurações> Acessibilidade> Controle por voz.

Lembretes

A organização dos lembretes se tornou bem mais intuitiva e fácil. Agora, os usuários podem criar subcategorias para cada lembrete já adicionado. Por exemplo, em um card chamado "Encontro hoje à noite", as subtarefas que podem ser adicionadas incluem "Chuveiro", "Faça a barba", "Use camisa social". Para criar uma subtarefa, basta segurar sobre o item criado e arrastá-lo para baixo do principal.

Como forma de tornar os Lembretes mais úteis, a Apple permite criá-los diretamente em outros aplicativos, como Mensagens, E-mail, Fotos e Mapas. Além disso, também é possível definir lembretes para eventos específicos.

Por exemplo, quando precisar lembrar alguém de devolver um item que pegou emprestado, basta definir um "Lembrar-me quando enviar mensagens". Com isso, será possível selecionar o contato e, quando você enviar uma mensagem para ele, o lembrete vai aparecer e mostrar que você deve pedir para que ele devolva o que você emprestou.

Gestos de edição de texto

A Lupa não está mais presente. Para inserir algum texto, o usuário deve arrastar o ponto piscante com o dedo. Para aqueles que não vão se acostumar com a mudança, é possível transformar o teclado do telefone em um trackpad com funções semelhantes às da Lupa.

Outra mudança é no gesto de copiar um texto. Para realizar esta ação, é necessário selecionar o texto e, em seguida, tocar com três dedos na tela para abrir as ferramentas de Cortar, Copiar e Colar.

Localização offline

Os usuários já estão acostumados a usar o Find My iPhone para procurar seus telefones perdidos, mas isso só funcionava se ele estivesse online. Com o iOS 13, o celular não precisa mais ter uma conexão com a internet.

Para que isso seja possível, a Apple transformou os 1,4 bilhões de iPhones, iPads e Macs do mundo todo em detectores remotos para os telefones. Qualquer dispositivo com iOS 13 capta o sinal Bluetooth do telefone e o transmite.

Para manter a segurança, a Apple criou uma solução que permite que apenas o dono do telefone possa rastreá-lo. Para isso, é necessário um segundo dispositivo Apple, somente le e será capaz de descriptografar a localização do aparelho perdido.

Novo visualizador de fotos

A guia de fotos passou por uma reformulação e agora apresenta as capturas de uma maneira mais fácil. As imagens agora são rotuladas por ano, mês e dia.

A tela de edição também passou por algumas mudanças, com a adição de ferramentas como vibração, nitidez, definição e correção de perspectiva. Além disso, será possível ampliar a foto durante a edição.

Talvez o mais interessante seja na edição de vídeos. Ela apresenta as mesmas ferramentas que a edição de fotos, tornando o trabalho bem mais intuitivo.

Pagamento por aproximação

Nas cidades cujos sistemas de transporte aceitam o Apple Pay, o usuário pode configurar seu dispositivo para não solicitar a autenticação de identidade ao passar em uma catraca, isso permite economizar tempo nas viagens. Para configurar a função, basta ir até Configurações> Carteira e Apple Pay> Cartão de transporte e escolher qual cartão de crédito será utilizado.

Calendário

Agora é possível anexar arquivos, fotos, documentos de Word ou PDFs aos compromissos. Isso é útil para separar arquivos ou documentos para uma reunião, por exemplo.

iCloud Drive

O sistema de nuvem dá a opção de criar e abrir arquivos com a extensão ".zip". Para isso, basta segurar o dedo sobre o arquivo para visualizar os comandos.

Maps

O iOS 13 exibe os endereços encontrados nos compromissos do Calendário. Com isso, é possível solicitar direções para locais específicos sem a necessidade de digitar o endereço.

Chamadas

Todas as chamadas originadas de números que não estão entres os contatos do usuário podem ser bloqueadas e direcionadas para um correio de voz, tudo isso sem que o telefone toque. As chamadas de contatos continuam sendo exibidas normalmente.

Bateria

A vida útil da bateria pode ser mais longa se o usuário ativar a opção de otimização de bateria disponível no menu de configurações. A otimização será realizada enquanto o telefone aprende sobre os hábitos do dia a dia dos usuários.

Aplicativo de e-mail

Quando o usuário começar a digital um endereço de e-mail, é possível clicar na letra "i" ao lado do nome do contato para ver quais são os endereços de e-mail disponíveis para aquela pessoa.

Formatação de e-mail

A maneira como se escreve um e-mail teve uma grande atualização. Agora é possível decorar as mensagens enviadas com tipos de letra, estilos, formatação, anexos e fotos.

Mensagens

É possível responder a mensagens com textos prontos. Para isso, basta selecionar a mensagem que deseja responder, e opções como "Obrigado", "Sim", "Não" e "Converso com você depois" vão aparecer.

Siri

A Siri agora pode tocar rádio. Basta solicitar que ela reproduza uma das 100 mil rádios online disponíveis.

Rede Wi-Fi

A partir da central de controle do dispositivo, os usuários podem escolher em qual rede Wi-Fi quer se conectar. Antes, para fazer isso, era necessário entrar nas configurações do aparelho e selecionar a rede de preferência.


iPhone Mac Apple Sistema Operacional iPad Dicas&Tutoriais iOS 13
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você