Piano

Como criar sessões musicais online com o Shared Piano

Alvaro Scola 18/06/2020 10h22
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Google lançou um site capaz de criar sessões musicais online através do navegador com um teclado virtual. Veja como usá-lo!

A quarentena ocasionada pela pandemia do coronavírus tem afetado a vida de diversas pessoas do mundo de maneiras diferentes. Por sua vez, quem tinha uma banda ou apenas gostava de tocar música com os seus amigos deve ter sentido bastante o peso do distanciamento social, que praticamente acabou com esses momentos, ao menos por enquanto.


Já para ajudar essas pessoas apaixonadas por música, o Google, felizmente, criou um site para que as pessoas possam criar sessões musicais online. O serviço em questão chamado de “Shared Piano” acaba sendo bem simples e, como o seu nome sugere, ele traz um pequeno piano virtual, que pode ser utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Reprodução

Assim como você pode ver na imagem acima, após a página estar carregada no seu navegador, você só precisa copiar o link que fica em sua parte inferior para que outras pessoas possam tocar junto. Aqui, vale notar, até 10 pessoas podem participar de uma sessão ao mesmo tempo, sendo que o som deve ficar sincronizado para elas de forma automática.

Além de poder utilizar o mouse ou a tela de seu dispositivo (celulares e tablets) para pressionar as teclas do piano, quem estiver no PC também poderá usar o seu “teclado de computador” para tocar, assim como mostra a imagem abaixo. Por sua vez, quem possui um teclado musical com uma saída MIDI também poderá usá-lo através da porta USB no computador, sendo necessário apenas usar um navegador compatível com ele, como o próprio Google Chrome.

Reprodução

Não apenas restrito ao piano em si, na parte inferior da página, perto do endereço da sessão musical, você também pode trocar o instrumento que está sendo tocado. Além disso, para deixar tudo mais fácil, você também pode alterar a “oitava” do teclado pela opção “Settings” para deixar as suas teclas maiores, evitando erros e até toques acidentais.

Reprodução

Infelizmente, vale lembrar, por enquanto o serviço não é capaz de gravar o som em algum arquivo externo ou na nuvem e, assim, ao fechar o navegador, o seu trabalho acaba sendo perdido. Entretanto, enquanto você está dentro do site, basta voltar a “barra de rolagem” dele para cima para reproduzir o som que você tocou e acabou de criar.

Google Música Dicas Dicas&Tutoriais músicas instrumentos musicais
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você