google chrome

Como fazer o Chrome mostrar os endereços completos dos sites

Alvaro Scola 16/06/2020 12h54
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O navegador Google Chrome vem ocultando parte da URL de sites acessados. Saiba como reverter essa nova configuração

O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados nos computadores e celulares devido ao seu número de recursos e até de extensões ou complementos. Por sua vez, ao ser constantemente atualizado, algumas mudanças menores podem passar desapercebidas e nem sempre agradam todo mundo, como na sua barra de endereços, que passou a ocultar parte das URLs dos sites em alguns casos.


Apesar de parecer algo simples, muitas pessoas ainda preferem ver o endereço completo dos sites para, por exemplo, saber se ele utiliza ou não um protocolo seguro como o HTTPS com mais facilidade. A seguir, veja como fazer o Google Chrome mostrar as URLs completa dos sites acessados nele.

Importante

Atualmente, na versão estável de número 83, por padrão, o Chrome nem sempre mostra as URLs completas. Já em suas versões Canary e de testes, o Google está mudando o comportamento padrão do navegador para nunca mostrar a URL completa. De toda forma, este tutorial exibido logo abaixo funciona em qualquer versão do navegador para você sempre ver o endereço completo dos sites.

Como mostrar as URLs completas no Google Chrome

O processo para poder ver as URLs completas no Chrome não é complicado, mas é preciso alterar um pequeno parâmetro do navegador para poder ativar a sua função. Confira:

1. Abra o Google Chrome normalmente e verifique se ele está atualizado para a sua última versão;

2. Agora, acesse o endereço: chrome://flags;

Reprodução

3. Na página carregada, procure por “Context menu show full URLs”;

Reprodução

4. Então, mude o seu valor de “Default” para “Enabled”;

Reprodução

5. Na mensagem que surge, clique em “Relaunch”.

Reprodução

Agora que a função já está devidamente habilitada devido ao passo a passo visto acima, você precisa apenas clicar com o botão direito do mouse na barra de endereços do navegador e usar a opção “Sempre mostrar URLs completos”.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como forçar o Chrome para sempre exibir os endereços completos dos sites sem esconder os seus protocolos. Caso queira voltar ao modo anterior de exibição dos endereços, basta desmarcar a caixinha que você habilitou na última etapa, assim como mostra a imagem acima.

Navegadores browser Chrome Dicas google chrome Dicas&Tutoriais
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você