Como testar as novas extensões do Firefox para Android

Versão de testes do navegador da Mozilla ganhou novas extensões com o foco voltado para privacidade e segurança. Saiba quais são elas e como testá-las!

Alvaro Scola 16/04/2020 11h10
Firefox Nightly
A A A

O Firefox é um navegador bem popular para computadores com diversas funções e complementos disponíveis, apesar de ter perdido um pouco de espaço para novos concorrentes. Por sua vez, no Android, o browser tem recebido novos recursos em suas versões “Preview” para eles passarem por testes antes de ficarem disponíveis no projeto estável e final.


Já nesta semana, a Mozilla liberou novas extensões com o foco em privacidade e segurança para o Firefox Preview Nightly, que apesar de ser destinado para desenvolvedores, também pode ser utilizado por usuários comuns sendo obtido através da Google Play. A seguir, veja quais são as novas extensões do Firefox Preview Nightly para Android e como usá-las.

Importante

Devido a se tratar de uma versão de testes, algumas extensões ou recursos do navegador podem apresentar bugs. Entretanto, nos testes realizados pelo Olhar Digital, as extensões instaladas na última versão do browser funcionaram sem qualquer problema.

Quais são as extensões disponíveis para o Firefox Preview Nightly do Android

Ao contar com a extensão que foi lançada junto com o suporte para complementos no navegador para Android, até o momento da publicação desta matéria, o Firefox Preview Nightly possui seis extensões, que podem ser baixadas e utilizadas. São elas:

  • No Script Security Suite – Protege o usuário de sites que rodam scripts maliciosos explorando brechas de segurança do navegador;
  • HTTPS Everywhere – Faz com que o navegador de preferência aos endereços que utilizam o protocolo HTTPS, que é mais seguro por conta de sua criptografia;
  • Dark Reader – Habilita um modo escuro para o usuário forçar menos a vista ao acessar sites em um ambiente pouco iluminado ou a noite;
  • Privacy Badger – Impede que rastreadores de terceiros, como os de redes sociais obtenham informações dos usuários ao navegarem em outros sites;
  • Search by Image – Permite que o usuário faça uma busca na internet a partir do conteúdo de uma imagem sem ter que digitar termos;
  • UBlock Origin – Assim como o Privacy Badger, essa extensão bloqueia rastreadores, mas também impede que malwares e anúncios maliciosos abram em seu navegador.

Além de estarem disponíveis no Android, vale lembrar que estas extensões também possuem versões para serem utilizadas no navegador dos computadores. Inclusive, algumas delas possuem versões para outros browsers, como o Google Chrome.

Como usar as extensões do Firefox Preview no Android

Para utilizar qualquer um dos complementos listados acima, o processo é bem simples de ser realizado no celular. Confira o passo a passo:

1. Acesse a Google Play e faça o download do Firefox Preview Nightly ou atualize-o para sua última versão;

2. Abra o aplicativo normalmente e toque no ícone representado por “três pontos”;

Reprodução

3. Entre em “Configurações” e vá em “Extensões”;

Reprodução

4. Ao lado do nome da extensão desejada, toque no ícone de “+” e, então, em “Adicionar”.

Reprodução

Após ter adicionado uma extensão, é claro, você pode desativá-la a qualquer momento ou mexer em suas configurações. Para isso, basta acessar novamente o menu de “Extensões” e clicar sobre ela para ter acesso a suas opções.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como testar as novas extensões do Firefox Preview para celulares com o sistema Android.

Navegadores browser Android Firefox Dicas Mozilla Dicas&Tutoriais extensão extensões
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você