Como usar o Action Blocks no Android

Aplicativo desenvolvido pelo Google ajuda você a criar widgets para pessoas com dificuldades para usar o celular. Confira como usá-lo!

Alvaro Scola 28/05/2020 11h29
Android
A A A

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia para ajudar em diversas tarefas, mas não é todo mundo que tem afinidade com ela e realiza qualquer atividade ou procedimento facilmente. Pensando nisto, o Google lançou um aplicativo para Android que ajuda pessoas com dificuldades ou até mesmo com deficiências cognitivas a realizarem tarefas nos celulares com o sistema Android.


O programa para isto se chama Action Blocks, sendo que ele serve para criar atalhos em “blocos” que podem ser colocados na tela inicial do sistema para realizar uma tarefa no Google Assistente como chamar um contato ou definir um alarme. A seguir, veja como usar o Action Blocks no Android.

Como usar o Action Blocks no Android

Apesar de se tratar de uma função importante, o Action Blocks foi lançado recentemente e não vem pré-instalado no Android, sendo necessário obtê-lo através da Google Play. Confira como configurá-lo:

1. Acesse a Google Play por este link e realize o download do Action Blocks;

2. Abra o programa baixado normalmente, leia o seu termo de uso e, estando de acordo, clique em “I agree” para prosseguir;

Reprodução

3. Já em sua tela inicial, toque em “+ Create Action Block” e selecione uma ação pré-determinada ou toque em “Create custom action” para usar um comando que não esteja listado. Em nosso caso, para este tutorial, nós vamos criar um comando personalizado;

Reprodução

4. Na nova tela, digite o comando que seria “dito” para o Google Assistente e toque em “Test action” para saber se o comando está funcionando. Caso tenha escolhido alguma outra ação na etapa anterior, o guia do próprio programa lhe ajudará na criação do bloco;

Reprodução

5. De volta ao aplicativo, caso o comando tenha funcionado, toque em “Yes” e em “Next”;

Reprodução

6. Já na próxima tela, toque em “Choose image” e escolha uma das opções disponíveis para definir uma imagem para o “bloco”, que será adicionado em sua tela inicial;

Reprodução

7. Defina um nome para o “bloco” e toque em “Save Action Block”;

Reprodução

8. Na mensagem que surge, toque em “Next” e feche o programa.

Agora que você já tem o seu “bloco” criado, é necessário colocar o widget referente a ele em sua tela inicial. Para isso, siga este passo a passo:

1. Toque e segure sobre uma área vazia na tela inicial do Android para acessar os “Widgets”;

Reprodução

2. Encontre o “Action Blocks” na lista e selecione-o;

Reprodução

3. Selecione o “bloco” desejado e posicione-o na sua tela inicial.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como usar o Action Blocks para criar atalhos para tarefas importantes e também facilitar a vida de quem tem um pouco de dificuldade para realizar certos comandos no celular.

Aplicativos Google Android Dicas Acessibilidade Dicas&Tutoriais aplicativo
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você