As pessoas que trabalham com muitos documentos diversas vezes precisam achar meios práticos de compartilhá-los com outras pessoas. Assim, ter uma impressora multifuncional com um scanner nem sempre acaba sendo a opção ideal para escanear um documento e salvá-lo em PDF ou em outro formato.

Por sua vez, os celulares cada vez mais são grandes aliados no dia a dia de todos e podem escanear documentos com qualidade, que podem ser exportados até mesmo via WhatsApp em poucos minutos. Para te ajudar a saber um pouco mais sobre eles, o Olhar Digital preparou esta lista com os 5 melhores aplicativos para escanear documentos com o celular.

publicidade

Google Drive – Android/iOS

Um aplicativo que já vem pré-instalado ao menos no sistema Android é o Google Drive, que é utilizado por muitas pessoas para manter os seus arquivos seguros na nuvem. Apesar de este ser o foco dele, a verdade é que o Google Drive também possui uma função para escanear documentos com a câmera do celular.

Reprodução

publicidade

A parte boa, é claro, fica por conta de todos os arquivos escaneados com o Google Drive já ficarem armazenados na nuvem. Para saber mais como funciona o processo de escanear documentos com o Google Drive, acesse este tutorial do Olhar Digital.

CamScanner – Android/iOS

Uma opão bem conhecida que está disponível tanto para o Android quanto para o iOS (sistema do iPhone) é o aplicativo CamScanner. O seu diferencial fica por conta de algumas funções que podem ser bem úteis como a de tirar os furos da página de um caderno, editar textos escaneados e organizar os documentos por categorias.

publicidade

Apesar de ser bem eficiente, é preciso notar que os documentos escaneados com a versão gratuita do programa apresentam uma pequena marca d’água e tem a função OCR, que permite a edição de textos, limitada. Para retirar essas limitações, é necessário fazer uma assinatura do serviço, que pode ser anual ou mensal.

publicidade

Simple Scan – Android

Assim como o seu nome já sugere, o Simple Scan é um aplicativo que preza por ser simples, mas sem deixar de contar com algumas funções essenciais. Através dele, você poderá editar os documentos escaneados com o celular e até mesmo deixá-los protegido por senha, algo essencial para sua privacidade e segurança.

Reprodução

Além das funções mencionadas acima, o Simple Scan também é capaz de fazer o upload dos documentos escaneados para alguns serviços na nuvem ou até mesmo para um computador através de sua rede Wi-Fi. Esse aplicativo não tem versão para iOS.

Microsoft Office – Android/iOS

A famosa suíte da Microsoft conhecida pelo Word e outros aplicativos também tem uma função específica para escanear documentos a partir do celular. O processo em si é bem simples de ser efetuado, mas o grande diferencial fica por conta de o Office também ser capaz de escanear planilhas, que já podem ser exportadas para o formato do Excel.

Reprodução

Assim como o Google Drive, também é importante lembrar que todos os arquivos escaneados com o Office podem ser salvos diretamente na nuvem. Além deste processo poder ser realizado no aplicativo do Office, a Microsoft também possui o aplicativo Office Lens, que conta basicamente com os mesmos recursos e mecanismo, mas é dedicado para esta tarefa.

Adobe Scan – Android/iOS

Já o último programa de nossa lista acaba sendo de mais uma empresa famosa, sendo esta a Adobe. Com este aplicativo, além de digitalizar páginas de documentos, você pode até mesmo escanear recibos e cartões de visitas.

Reprodução

Depois de escanear os documentos, inclusive, o Adobe Scan permite que você retire pequenas imperfeições dos arquivos como manchas, marcas e até mesmo escritas feitas à mão.