17 aplicativos que você deve desinstalar do seu iPhone imediatamente

Aplicativos para estão contaminados com um trojan que pode assinar serviços caros na web sem sua permissão

Matheus Luque 25/10/2019 09h16
iPhone
A A A

Um trojan foi identificado em 17 diferentes aplicativos que podem estar no seu celular. Alguns malwares podem entrar no seu smartphone através de aplicativos e programas, aparentemente inofensivos, que você instalou voluntariamente.


De acordo com pesquisadores da Wandera, empresa que desenvolve soluções de segurança móvel, existem 17 aplicativos atualmente listados na App Store da Apple que contêm esse trojan. Especificamente, são chamados de 'trojan-clicker', e se comunicam com um servidor que simula interações dos usuários, fazendo com que os invasores coletem ilegalmente receitas de publicidade.

O malware é tecnicamente chamado de adware, porque parece que você visualizou um anúncio. Ele é um grande problema para empresas, já que os invasores podem estar mirando uma concorrente para aumentar artificialmente seu orçamento em publicidade.

Os pesquisadores encontraram um caso no qual o usuário acabou assinando serviços online caros depois de instalar um dos aplicativos. O trojan pode abrir e fechar páginas na internet e entrar em links sem a permissão do usuário.

Esses são os 17 aplicativos infectados:

Os aplicativos vêm de diferentes países, mas todos levam ao mesmo desenvolvedor: AppAspect Technologies Pvt. Ltd. na Índia.

Mesmo que você já tenha desisntalado alguns desses apps, é recomendável que você cheque seu extrato bancário para garantir que nenhum valor, decorrente de assinaturas feitas pelo trojan sem sua permissão, está sendo cobrado.

Via: Popular Mechanics

Celulares Aplicativos Vírus Apple Antivírus malware trojan app store smartphone adware Celular
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você