Segurança

facebook

Ataque inédito ao Facebook

Redação Olhar Digital 09/07/2010 13h48
Compartilhe com seus seguidores
A A A

É a primeira vez que esse site de relacionamento é controlado remotamente. Objetivo dos criminosos pode ser descobrir dados de contas telefônicas para cobranças automáticas mensais

O Facebook foi novamente alvo de cibercriminosos. A detecção foi realizada por Roger Thompson, Chief Research Officer da AVG e postada em seu blog

Segundo o especialista, o ataque é interessante, pois é a primeira vez que o Facebook é controlado remotamente. Inclusive o malware pode ser visto em ação em um vídeo postado por Thompson no YouTube. O golpe é simples e a "isca" é um link que diz que 99% das pessoas não conseguem assistir ao vídeo por mais de 25 segundos. Quando o internauta clica,encontra outra tela que realmente oferece o conteúdo, mas, para o vídeo carregar, é necessário copiar e colar um código na barra de endereços do navegador. "Se você está prestando atenção percebe que está adicionando um javascript na sua barra de endereço, o que é extremamente perigoso, e aborta a operação. Já se não está tão atento, é levado a uma página que informa automaticamente a todos os seus amigos que você 'curte' o aplicativo, postando o link em seu perfil", explica Thompson. 

O objetivo do ataque, além de conquistar o maior número de vítimas possível, ainda não está claro para o especialista. Ele acredita que são sites que querem cobrar U$ 9,95 mensais de forma automática na conta de celulares, prática que está se tornando comum. O especialista tem algumas recomendações sobre a melhor forma de proteger-se: 

. Certifique-se que você pratica uma navegação segura. Existem várias ferramentas gratuitas que podem identificar as ameaças em tempo real e permite saber se uma página ou um link está contaminado antes de clicar.

. Quando um site pede para instalar um visualizador para assistir a um vídeo, algo provavelmente não está certo. Evite fazer downloads oferecidos por esses endereços e prefira acessar o site oficial do aplicativo e baixá-lo por lá.

. Verifique se o seu antivírus está atualizado. Se você não tem software desse tipo, você pode baixar aqui
Segurança redes sociais Facebook
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você