www

Criador do www se diz preocupado com boatos na web

Redação Olhar Digital 16/09/2008 15h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Cientista trabalha no projeto de aceleração de partículas

Tim Berners Lee é o criador do domínio www, a base da internet como conhecemos; nos anos 80 ele fez alarde ao criar uma plataforma que finalmente permitia a inclusão "aberta" de conteúdo no mundo virtual.
Em entrevista à BBC essa semana, ele afirmou estar preocupado com a disseminação de notícias e boatos falsos em sites e comunidades, fóruns e plataformas de discussão, emails e mensagens instantâneas.
Na semana passada, a Organização Européia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) - onde Berners Lee desenvolveu a world wide web nos anos 80 - lançou um gigantesco acelerador de partículas.
Berners comentou sobre boatos que falavam sobre o aparecimento de um buraco negro na Terra depois da utilização do acelerador. O instituto busca constantemente, mas ainda sem sucesso, mecanismos que cataloguem e organizem o material online para uma classificação de confiabilidade."Eu não gosto da idéia de dar a um site um simples número como uma espécie de QI, porque como as pessoas os sites podem variar de muitas formas", disse ele."Eu estaria mais interessado em organizações diferentes classificando sites de formas diferentes."
O cientista lançou a Fundação Web para pesquisar formas de tornar a navegação mais confiável.

Segurança redes sociais
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você