Cuidado: falso vídeo no Facebook é adware

Link instala programa nocivo que envia mensagens publicitárias

Redação Olhar Digital 17/05/2010 18h13
facebook
A A A

Se você se deparar no Facebook com um link que se apresenta como "o vídeo mais sexy de todos os tempos", não clique. Na verdade, o conteúdo é um adware - programa que se instala automaticamente na máquina e envia uma série de mensagens publicitárias a partir de então.

Os usuários que clicarem no link são direcionados para uma página que parece com um aplicativo do Facebook. Em seguida, são alertados de que o player de vídeo está desatualizado, e um novo link é exibido para que o usuário baixe um arquivo.

Ao baixar o arquivo, o mesmo link do "vídeo mais sexy de todos os tempos" será postado automaticamente no perfil de todos os seus amigos, com o seu avatar. É possível que a ameaça sofra mutações. Portanto, a dica é: sempre suspeite de qualquer mensagem diferente!

Aos que já caíram no golpe, a recomendação é scannear o computador com um antivírus atualizado, mudar as senhas e remover o vídeo do seu perfil.

Segurança Facebook
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você