Segurança

Falha de segurança Epic Games

Falha de segurança em loja da Epic Games permite que usuários joguem de graça

Vinicius Szafran, editado por Liliane Nakagawa 07/11/2019 16h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Erro possibilita instalar jogos pela conta de outras pessoas

Uma falha na segurança da loja da Epic Games permite que usuários instalem e joguem games sem que tenham comprado. Com esse erro, o jogador pode entrar na conta de outra pessoa que adquiriu o jogo desejado, instalá-lo e depois retornar normalmente para sua própria conta. O game então fica salvo e totalmente disponível, de graça, ao usuário.


O erro foi reportado em primeira mão pela CCN e testado diversas vezes. Desde que o jogo estivesse instalado no diretório da Epic Games, seria possível jogá-lo, sem que aparecesse qualquer mensagem de erro ou fechamento do game. Até mesmo no caso da criação de uma conta nova, sem nenhum jogo comprado, o erro foi replicado. Além disso, a falha foi testada em várias máquinas diferentes.

A falha aparenta ter alguma relação com uma falta de proteção anticópias ou de checagem de licenças por parte da loja. Não é a primeira vez, contudo, que a Epic Games Store apresenta esse tipo de problema. No mês de setembro deste ano, após o lançamento do jogo Borderlands 3, jogadores no Reddit e Twitter descobriram que era possível comprar o game, reembolsar o valor pago e ainda assim continuar jogando normalmente.

No caso desta nova falha, todos os jogos parecem ser acessíveis pela conta de outros usuários. Por melhor que pareça para os jogadores, isso pode ser uma preocupação para a empresa, porque os jogadores podem dividir a mesma cópia de um jogo inúmeras vezes, reduzindo drasticamente as vendas.

Mesmo que seja feita a correção, o sistema continua sendo simples de burlar, bastando apenas se conectar novamente à conta que possui o jogo. Esse tende a ser mais um grande problema para a Epic Games Store, que já enfrentou acusações de ser um spyware e de aplicar práticas predatórias de negócios.

Além de todos esses problemas, o fundador da Epic, Tim Sweeney, ficou famoso no Twitter por rebater comentários de maneira sarcástica e criticar outras distribuidoras de jogos, como a Steam. Os jogadores também tiveram problemas com o progresso de Borderlands 3: a Epic Games Store corrompia os arquivos salvos na nuvem, e todos os avanços do jogador eram perdidos.

Games Segurança Loja Virtual Consumidor Videogame game Jogos online lojas virtuais videogames jogos epic games falha de segurança
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você