Segurança

Facebook

FBI usa anúncio do Facebook para recrutar espiões russos

Luiz Nogueira, editado por Matheus Luque 03/10/2019 10h54
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Foram três anúncios com imagens e ilustrações, além de textos explicando qual tipo de trabalho o FBI precisava

Três anúncios publicados pelo FBI no Facebook chamaram bastante atenção. Eles são designados para os residentes de Washington DC e têm como objetivo recrutar espiões russos. A descoberta ocorreu no começo desta semana, mas uma fonte ligada à compra de anúncios informou à CNN que eles estavam sendo exibidos desde junho.


Um dos anúncios contém a foto de uma jovem com sua família em uma formatura, um texto em russo sobre a imagem diz: "Para o seu futuro, para o futuro da sua família". Outro mostra uma imagem de um jogo de xadrez e um texto em que se traduz: "Não é hora de fazer a sua parte?"”. O terceiro deles mostra o desenho de um homem andando sobre uma ponte, com uma legenda que diz: "Hora de construir pontes".

Facebook/ CNN

Facebook/ CNN

Facebook/ CNN

Os anúncios direcionavam para uma página no site do escritório do FBI em Washington DC, que inclui detalhes em inglês, e em russo, sobre a equipe de inteligência e o endereço do escritório do FBI na cidade.

"A missão do programa de contra-inteligência no Washington Field Office do FBI é proteger o povo americano e defender a Constituição dos Estados Unidos realizando a detecção, identificação e neutralização de atividades hostis de inteligência estrangeira", diz a mensagem no site. "O FBI obtém a melhor inteligência para combater essa ameaça por meio de informações fornecidas pelo público. Se você tiver informações que possam ajudar o FBI a cumprir essa missão, visite-nos pessoalmente."

O FBI não confirmou nenhum detalhe sobre a campanha publicitária, quantas pessoas viram os anúncios ou se alguém respondeu a eles. O interessante a se observar é que eles se encontram na página verificada do Facebook e estão disponíveis ao público por meio de uma ferramenta da rede social que rastreia campanhas publicitárias ativas na plataforma.

"O FBI usará todos os meios legais disponíveis para localizar indivíduos com informações que possam ajudar a proteger os Estados Unidos contra ameaças à segurança nacional", disse Alan E. Kohler Jr., agente especial da Divisão de Contra-Inteligência do Escritório de Campo do FBI em Washington. "A Rússia tem sido uma ameaça aos Estados Unidos e a interferência eleitoral é certamente uma preocupação importante, mas não é a única. O FBI continuará a adaptar nossas técnicas de investigação e divulgação para combater a ameaça".

Kohler acrescentou que a organização não pode comentar anúncios específicos, exceto para divulgar que a Rússia "tem muitos oficiais de inteligência escondidos em instalações diplomáticas russas em todo o mundo."

Via: FoxBusiness

 

 

 

 

 

 

 


Segurança Facebook FBI espionagem EUA Russia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você