Segurança

g_segurança

Ferramenta de abas pode servir de entrada para ameaças

Redação Olhar Digital 03/07/2010 20h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Recurso de abas dos navegadores pode servir como porta de entrada para phishing

Nem todo mundo sabe, mas as famosas abas (ou tabs, em inglês) dos navegadores também já viraram porta de entrada para ameaças virtuais. O problema em questão recebe o nome de “tabjacking”, e ocorre quando o internauta é levado a uma aba externa, na qual supostamente o site de origem esteja apoiando ou que possua alguma relação de marketing.

Apesar de parecer inofensivo, o processo pode ser usado para bombardear o usuário com anúncios publicitários ou até mesmo levar a problemas como worms e trojans. Isso ocorre devido a fragilidade do sistema de abas, que pode permitir que um malware se instale dentro do sistema do computador ao abrir uma nova tab e carregar uma página não autorizada pelo usuário.

Por estarem “camufladas” entre conteúdos legítimos o problema pode ser difícil de ser detectado. Dessa forma, as páginas também apresentam uma ameaça à privacidade de usuários, que podem acreditar na veracidade do serviço apresentado pela página e enviar informações pessoais.

O tabjacking é considerado uma forma de phishing e, para se proteger, alguns cuidados também podem ser tomados. Antes de qualquer coisa, recomenda-se que o usuário mantenha sempre o antivírus atualizado e não abra mensagens e links de destinatários desconhecidos. Como o sistema costuma se “camuflar” com a aparência de sites confiáveis, cabe ao internauta também ficar atento ao endereço da página antes de digitar qualquer informação.

Segurança Navegadores
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você