Segurança

seguranca

Golpes online atingem 55% dos usuários de redes sociais

Redação Olhar Digital 27/08/2009 16h27
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisa mostra que os internautas em redes sociais falham nos cuidados com segurança, apenas 27% estão seguros

Pesquisa feita pela AVG mostra que apenas 27% dos usuários de redes sociais estão seguros contra as ameaças da rede. O estudo recebe o nome de “Bringing Social Security to the Online Community” (Trazendo Segurança Social à Comunidade Online), e foi feito em parceria com a consultoria CMO Council.

Os resultados mostram que os usuários não mantêm uma rotina de cuidados virtuais segura. A pesquisa aponta que 64% não trocam senhas com freqüência e apenas 43% preocupam-se em modificar suas configurações de segurança.

Outro indicativo de descuido diz respeito a certos costumes dos internautas dentro da rede social. A pesquisa mostra que 21% dos usuários aceitam adicionar contatos de pessoas que não conhecem, 26% fazem troca de arquivos, e 64% dizem que clicam em links enviados por outros integrantes.

Os dados sobre ataques virtuais também são preocupantes, 20% dos usuários já passaram por situação de roubo de identidade, 55% foram vítimas de golpes e 47% já foram enganados, sendo conduzidos à instalação de programas maliciosos.

Segundo o diretor de políticas públicas, comunicação e relações com investidores da AVG, Siobhan MacDermott, os internautas sabem dos riscos, mas permanecem repetindo erros. “Mesmo sabendo dos riscos, os usuários continuam falhando ao tomar cuidados básicos para se protegerem. Isso representa um desafio interessante paras empresas de segurança que estão trabalhando para criar um comunidade virtual segura”, comenta MacDermott.

Segurança redes sociais
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você