Google

Google estaria preparando uma versão censurada do buscador para atuar na China

Daniel Junqueira 01/08/2018 11h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ausente da China desde 2010, o Google pode lançar em breve uma nova versão censurada do buscador voltada para o país asiático. Com restrições a sites e assuntos proibidos pelo governo chinês, o novo serviço já teria sido até apresentado a autoridades locais.


As informações foram repassadas por um delator ao site The Intercept. Chamado internamente de "Dragonfly", o serviço estaria sendo desenvolvido dentro dos Estados Unidos por uma equipe de 200 funcionários do Google. Ele seria lançado na forma de um aplicativo para Android e esconderia informações de sites como Wikipedia, que é censurada na China, e assuntos considerados sensíveis pelo governo chinês.

O desenvolvimento do projeto Dragonfly teria sido iniciado em 2017. Em dezembro do ano passado, o CEO do Google Sundar Pichai teria visitado o país e apresentado a ferramenta para autoridades locais. Desde então, seu desenvolvimento foi intensificado, mas ainda dependeria de aprovação do governo chinês para ser oficialmente lançado.

O delator que repassou as informações para o site The Intercept diz ter feito isso por não concordar com a ação. Ele acredita que grandes empresas não deveriam colaborar com regimes opressores e nem facilitar a censura a populações mundiais. Ele ainda teme que o serviço chinês seja usado como base para outras ferramentas em outros países pelo mundo.

O Google operou com um buscador censurado na China entre 2006 e 2010, mas deixou o país após sofrer pressão de políticos norte-americanos pela contribuição com o governo chinês.

Em um comunicado, o Google não confirmou e nem negou a existência do projeto. "Oferecemos uma série de aplicativos móveis na China, como o Google Tradutor e o Files Go, ajudamos desenvolvedores chineses, e fizemos investimentos significativos em empresas chinesas como JD.com. Mas não comentamos especulações sobre planos futuros."

Google China Censura
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você