Google libera opção de pasta criptografada para o aplicativo 'Files'

Usuários podem proteger arquivos importantes com um PIN de quatro dígitos

Luiz Nogueira 05/08/2020 09h25
Segurança para aplicativo Files
A A A

Para melhorar a segurança dos usuários de dispositivos Android, o Google introduziu uma nova forma de proteção para arquivos importantes, como documentos de identificação, principalmente em países em que os aparelhos são frequentemente compartilhados.


Chamada de 'Pasta Segura', a funcionalidade, que está localizada na opção 'Files' do smartphone, permite proteger documentos, imagens, vídeos e arquivos de áudio com um código PIN de quatro dígitos – isso além da segurança já oferecida pela tela de bloqueio do aparelho.

A pasta é bloqueada assim que o usuário sai da opção para visualização de arquivos do Google. Caso seja necessário acessar o conteúdo protegido novamente, a senha será solicitada.

Reprodução

Arquivos podem ser protegidos por um PIN de quatro dígitos. Foto: Vbox7

De acordo com a equipe de produtos a empresa, "compartilhar um dispositivo pessoal com cônjuges, irmãos ou filhos geralmente é uma experiência cultural". Por conta disso, o recurso pode ser bem útil, principalmente quando os pais deixam os filhos brincarem com o telefone, ou em momentos em que as pessoas precisam armazenar documentos de identidade em seus aparelhos.

O aplicativo 'Files' foi lançado pelo Google em 2017 como parte de seu esforço para implementar novidades em dispositivos mais simples. Além de fornecer acesso direto aos downloads do usuário, a opção reúne em um só lugar todos os arquivos recebidos, aplicativos, imagens, vídeos, áudios, documentos e oferece sugestões para liberação de espaço no aparelho.

Segundo o próprio Google, desde seu lançamento, o aplicativo foi responsável por excluir "mais de 1 trilhão de arquivos de lixo digital". O novo recurso está disponível na versão beta do app, mas chega para todos os usuários "nas próximas semanas".

Nearby Share

Além de garantir a segurança dos usuários de seu sistema operacional, o Google decidiu permitir que eles possam trocar arquivos de maneira fácil e rápida. A funcionalidade, chamada de Nearby Share, chegou aos dispositivos Android e permite compartilhar rapidamente arquivos de todos os tipos para aparelhos próximos. O lançamento acontece pouco tempo depois da disponibilização da função para computadores com Windows e Chrome OS.

Segundo o Google, a nova função é resultado de anos de desenvolvimento, e estará disponível em milhares de modelos de celular Android. O recurso também não será exclusivo dos aparelhos mais novos, permitindo o seu uso até mesmo em todas as versões do sistema operacional desde o Android 6.0 (Marshmallow), lançado em 2015. Inicialmente, porém, a função será habilitada em celulares da Samsung e nos modelos Pixel, do próprio Google, mas outros dispositivos receberão a novidade em algumas semanas.

O recurso tem algumas vantagens em relação aos métodos mais convencionais de transferência de arquivos. Você não precisa trocar contatos com alguém, como seria necessário para usar um app como o WhatsApp ou Telegram, e funciona mesmo se as duas pessoas estiverem offline.

Existem três métodos de compartilhamento de arquivos. O recurso pode enviar os dados utilizando a internet, recorrendo ao pacote de dados de internet móvel do usuário para arquivos pequenos, ou outros métodos de transferência, que incluem Bluetooth, WebRTC e Wi-Fi peer-to-peer. O recurso seleciona automaticamente a melhor alternativa, mas o usuário pode definir suas preferências.

Ao configurar o Nearby Share, o usuário pode escolher a visibilidade do seu dispositivo, com a opção de permitir que todos os seus contatos encontrem o celular, apenas alguns contatos selecionados ou então tornar seu smartphone completamente invisível.

Via: Engadget

Segurança Google Android smartphone arquivos
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você